Por Rafael Dalla Riva

A economia brasileira passa por momentos difíceis. A falta de investimentos em setores básicos e estruturantes, assim como a falta de credibilidade internacional, fizeram com que o País parasse de crescer e, como consequência, há desemprego e crise. Neste cenário surgem empresas menores, com menos funcionários e patrimônio, mas com mais capacidade de produção intelectual. Pequenos projetos, geralmente criados a partir de boas ideias, garantem rentabilidade alta mesmo com pouca infraestrutura.

Pequenos negócios de tecnologia, por exemplo, que envolvem equipamentos modernos, aplicativos e softwares de serviços, surgem como alternativa para a perda do poder aquisitivo da população. As chamadas startups reúnem necessidades atuais com soluções do futuro e, assim, oferecem produtos criativos e acessíveis.

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

Grande parte da explosão de empresas startup surgiu a partir dos anos 1990, no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.

Todas essas empresas são exemplos de startup que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.

O mercado não para de crescer, de contratar profissionais qualificados e de gerar recursos.  A cada dia surgem no Brasil mais negócios como estes com grande potencial de crescimento.

Vale, no entanto, conhecer as iniciativas já existentes e conversar com quem já possui empresas deste ramo. Para crescer neste setor exige muito esforço, dedicação e atualização constante.

Rafael Dalla Riva (sócio da empresa Beenoculus – óculos de realidade virtual)

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here