Em tempos de disputas ideológicas acirradas, surge no centro da capital do Brasil, mais precisamente no quarto andar do anexo do Palácio do Buriti, um homem com um currículo diferenciado.

Natural do estado do Piauí, Acilino Ribeiro, que leva o sobrenome do seu irmão, o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS-DF), recebeu nesta quarta-feira (20/04), o blog Agenda Capital em seu gabinete, e falou sobre o papel que desempenha como subsecretário de movimentos sociais e participação política do GDF.

Advogado e professor, Ribeiro fez sete pós-graduações em Brasília, voltadas para direito internacional, geopolítica, movimentos sociais e inteligência.

Respeitado por setores da direita, tem bom trânsito em todos os partidos de esquerda e movimentos sociais, faz parte da executiva do PSB local, e é considerado por seus amigos um homem de grande poder de negociação, que tem sido responsável em manter a articulação do governo com as diversas tendências ideológicas.

Aposta sempre no diálogo para a solução de conflitos. Diariamente se reúne com  movimentos sociais, ouve atentamente as suas demandas e  as encaminha às demais secretarias, mas nem sempre tem o retorno esperado.

Acilino-Ribeiro 2Acilino Ribeiro, teve um papel importantíssimo na condução do diálogo com os movimentos sociais pró e contra o impeachment da presidente Dilma, durante as manifestações na Esplanada dos Ministérios.

Nos últimos dias o Brasil inteiro assistiu através das redes de televisão, as manifestações populares na Esplanada dos Ministérios, por ocasião da votação do processo de impeachment. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, não ocorreu nenhum incidente grave, graças à negociação política antecipada de Acilino com as lideranças dos movimentos. “É de se ressaltar a participação importante do governador Rollemberg juntamente com os policiais civis, militares, corpo de bombeiros e demais forças de segurança”, destacou Ribeiro.

Entre uma ligação e uma xícara de café, Acilino atendia a todos pacientemente, ouvindo-os com muita atenção. Já  passava das 14h, quando sua assessoria perguntou-lhe se não iria almoçar, lembrando-o dos diversos compromissos no período da tarde.

Indagado pelo blog Agenda Capital se não teria aspirações políticas, Acilino foi taxativo e disse, “nem pensar, sou um soldado e fiel ao meu governador”. Amigos próximos, no entanto, confidenciaram ao blog, que Acilino tem sido sondado frequentemente para uma possível candidatura, a distrital ou federal em 2018, ressaltando que a palavra final sobre esta questão é do governador Rollemberg, o qual Acilino é muito leal.

O subsecretário Acilino Ribeiro destaca dois tipos de políticos: o revolucionário e o tradicional. Segundo ele, o tradicional tem interesse, o revolucionário tem uma causa; “eu sempre lutei por uma causa”. O “tradicional tem preço, o revolucionário tem valor”, disse.

Perguntado pelo blog se o PT perdeu o rumo, Acilino declarou que “na sua fundação, o PT era um sonho bonito, quando, porém assumiu o poder, abriu as comportas e deixou muita gente entrar em vez de fazer com que outros saíssem. Pessoas que, em vez de terem sonhos, ideais e causas, tinham interesses. O PT cometeu erros gravíssimos, mas torço para que se recupere”.

Em tom poético, Acilino encerra nossa conversa com uma frase: “A coisa mais linda do homem são seus sonhos. São os sonhos que movem a gente. Continuo acreditando na utopia”, finalizou.

Por Delmo Menezes / Agenda Capital 

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

3 COMENTÁRIOS

  1. Adimiro muito o Acelino, um que não foge a luta um cara que sempre lutou pela menoria, um homem íntegro sabe entrar e sair de qualquer lugar sem medo de errar.Conheço sua historia um homem de um currículo invejável. Parabéns para o governador que tem um homem como acelino no seu governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here