Não é segredo para ninguém que o Brasil atravessa uma das maiores crises da sua história política e econômica. A impressão que temos é que a luz no fim do túnel está cada vez mais distante. Segundo os especialistas, o que está ruim, pode piorar ainda mais. O que fazer diante de tantas dificuldades? Ficamos parados ou reagimos? Nos acomodamos ou buscamos alternativas? Alguns chegam a pensar que não tem mais jeito, que é o fim.

Anos atrás participando de uma palestra com executivos de uma multinacional, um dos palestrantes soltou esta pérola: “Em tempos de crise mude o foco”. Comece eliminando a letra “s” da palavra crise, ou seja, “Crie”.

Muitos políticos e executivos do setor público e privado parecem ter esgotado seus discursos, tornando a crise o seu assunto principal e o seu foco.  Claro que não estou deixando de lado a gravidade do momento que estamos atravessando, porém o que me preocupa, é o fato de nos acostumarmos com a situação e perceber que em todos os lugares o assunto é sempre o mesmo.

Desde que o Brasil é Brasil, estamos passando por crises e ainda passaremos por várias. Crise da Petrobrás, crise política, crise do governo, crise do abastecimento, crise de ideologia, crise do desemprego, crise da falta de dinheiro, crise do capitalismo, crise do socialismo, crise de identidade, crise, crise, crise… etc.  Ouço todos os dias a mídia massificando esse assunto e afirmando que não haverá mudanças no cenário e utilizam esse argumento para tentar justificar o que chamo de inercia e acomodação.

A situação que estamos vivendo no Brasil é muito preocupante, por isso mesmo não devemos procrastinar.

Não se acomode, não deixe para depois o que você pode e deve fazer agora. Se precisa estudar, comece agora. Se pretende abrir uma empresa, comece a se organizar, busque assessoria com profissionais qualificados. Se pretende investir no seu conhecimento, faço-o. Se a saúde não vai bem, procure um médico. Se está fraco espiritualmente, peça ajuda. Não foque no problema, foque na solução.

Uma das famosas frases do médico Dr. Adib Jatene é: “Eu nunca discuto problema, tem gente que se perde na discussão do problema. Eu só discuto solução”.

O maior desafio do ser humano, é não se acomodar. A palavra-chave é confiança. Todos os dias vivemos momentos bons e ruins, momentos de estabilidade e também de instabilidade. Ficar despreocupado, esperando para ver o que vai acontecer é um grande risco e viver na acomodação é como construir uma casa com colunas de isopor, não tarda o teto desabar sobre sua cabeça.

E para concluir, deixo uma mensagem de um lendário general chinês, de 600 a.C, cujo os ensinamentos hoje norteiam as estratégias de grandes corporações: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” (Sun Tzu).

 

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here