Águas Claras a cidade que mais cresce no Distrito Federal, completa 15 anos em 06/05. Foto: André Borges/Ag. Brasília.

Aniversário da cidade começa a ser celebrado na sexta (4), com opções culturais e esportivas para todas as idades

Por Delmo Menezes

Águas Claras, a cidade mais vertical do Distrito Federal, chamada carinhosamente por seus moradores da Manhattan brasileira, inicia a partir desta sexta-feira (4) e vai até o dia 31/5, uma série de atividades em comemoração aos 15 anos de existência.

O projeto da cidade foi planejado pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, que procurou seguir princípios arquitetônicos de funcionalidade, conforto e harmonia visual. As praças têm nomes da fauna brasileira, já as ruas e avenidas recebem nomes inspirados nas plantas da nossa flora.

Estação Concessionária do Metrô. Foto: Agenda Capital

Criada em 6 de maio de 1992, a cidade que é uma das que mais cresce no Distrito Federal, completa 15 anos oficialmente em 6 de maio. A programação de aniversário se estende por todo o mês com eventos esportivos e culturais para todas as idades.

De 4 a 31 de maio, os moradores terão diversos pontos da cidade ocupados com música, arte, corridas e campeonatos de futevôlei e de society (veja a arte).

A taxa de crescimento de 10,9% (de 2013 a 2016) comprova o rápido incremento populacional, principalmente na chamada Águas Claras Vertical. O índice é calculado com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

De acordo com especialistas, em 2018 a população deve chegar a 160 mil habitantes. Em 2013, por exemplo, eram 118.864 habitantes. Três anos depois, 148.940, de acordo com a Pdad dos respectivos anos.

Águas Claras a cidade que mais cresce no Distrito Federal, completa 15 anos em 06/05. Foto: André Borges/Ag. Brasília

O número de residentes nas outras áreas abrangidas pela poligonal de Águas Claras também cresceu significativamente no mesmo período: Arniqueira (4,58%) e Areal (0,56%).

A população é predominantemente jovem: 56,25% dos moradores estão na faixa etária dos 25 aos 59 anos. Em segundo lugar, vêm aqueles com até 14 anos (16,76%).

Além dos bairros residenciais Arniqueira e Areal, a cidade engloba a parte vertical, que conta com mais de 720 edifícios.

Veja a programação completa:

Veja a programação completo do aniversario de Águas Claras

Todas as praças recebem nomes da fauna brasileira — como a Andorinha, a Graúna e a Perdiz —, enquanto as ruas e as avenidas, da flora: a Ipê-Amarelo, a Castanheiras e a Araucárias, por exemplo.

Região foi desmembrada de Taguatinga em 2003

Embora o aniversário seja de 15 anos, Águas Claras existe há 24, mas pertencia a Taguatinga até 2003, quando oficialmente passou a ser região administrativa, através da Lei nº 3.153.

O nome é uma homenagem ao Córrego Águas Claras, que nasce na região administrativa e é um dos cursos d’água que abastecem o Lago Paranoá.

Parque Ecológico de Águas Claras. Foto: Ag. Brasília

Moradores apontam pontos positivos na cidade

Mesmo com as desigualdades encontradas nos setores, a cidade é tendência para o Distrito Federal, principalmente no quesito moradias, onde a construção vertical ganha mais espaço do que a horizontal.

Com o cenário marcado por altos prédios, Águas Claras tem quatro estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). São elas: Águas Claras, Arniqueiras, Concessionárias e Estrada Parque (em fase de conclusão).

De acordo com os moradores da cidade, os pontos positivos de morar em Águas Claras é o transporte público (Metrô), proximidade com o centro de Brasília, a qualidade dos comércios, locais para lazer e quantidade de parques públicos e ecológicos que atendem desde os pequenos até os mais velhos.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here