Ed. sede da Anvisa em Brasília. Foto: Reprodução

Agência diz que a farmacêutica não está produzindo insumos farmacêuticos ativos para a Sputnik V 

Por Redação 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com a Vigilância Sanitária do DF, realizaram nesta quarta-feira (27), inspeção nas instalações da farmacêutica União Química, fabricante da vacina Sputnik V. 

De acordo com nota divulgada pela Agência, a União Química não está fabricando o insumo farmacêutico ativo (IFA). 

A produção que vem sendo realizada se destina somente à produção de lotes de desenvolvimento de insumos, como parte do processo de transferência de tecnologia.

Veja a íntegra da nota 

  • A fábrica da União Química não está produzindo insumos farmacêuticos ativos em escala industrial da vacina Sputnik V para uso humano.
  • A produção que vem sendo realizada se destina somente à produção de lotes de desenvolvimento de insumos, como parte do processo de transferência de tecnologia formalmente estabelecido em contrato entre as partes.
  • A produção de lotes de desenvolvimento trata apenas de IFAs e não há produção de vacinas prontas na planta inspecionada.
  • Durante a visita, os inspetores verificaram a situação atual da estrutura física do local de fabricação.
  • Esta inspeção não teve como objetivo a certificação de Boas Práticas de Fabricação. A empresa solicitará a inspeção de licenciamento e certificação das condições técnico-operacionais assim que forem concluídas as adequações necessárias da área de fabricação.

A empresa está em processo de transferência de tecnologia para fabricação da vacina Sputnik V e informou à Anvisa que esse processo ainda não foi concluído.

Da Redação do Agenda Capital 

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here