Arniqueira. Foto: Divulgação

A cidade festejou autonomia, obras e infraestrutura, que vão melhorar a qualidade de vida na região

Por Redação*

O dia amanheceu com música em Arniqueira. Nesta quinta-feira (1º), para comemorar  primeiro ano como região administrativa, os músicos da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) se apresentaram em dois pontos: o dueto de violão e saxofone na Avenida Águas Claras, no Areal; e, a banda completa na entrada principal do Setor Habitacional Arniqueira.

A bela apresentação encantou quem passou por perto. O gari Aderaldo Gomes da Soledade, 52 anos, trabalhava perto da quadra poliesportiva onde os músicos tocavam e contou que hoje é melhor e mais fácil limpar a cidade. “Nosso trabalho não é tão fácil, mas ouvindo música muda até o ânimo”, comenta.

Administradora de Arniqueira Telma Rufino e a Banda do Corpo de Bombeiros do DF. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A cidade, com pouco mais de 46 mil moradores, ganhou autonomia administrativa em 1º de outubro de 2019, com decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha. De lá pra cá, o governo tem levado melhorias por meio de ações de manutenção e sinalização de vias, construção de calçadas, limpezas de bocas de lobo, podas e recolhimento de entulho. Atividades executadas pela Administração Regional com ajuda do programa GDF Presente.

Mas o GDF planeja mais para a cidade. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), por exemplo, já trabalham na regularização fundiária do Setor Habitacional Arniqueira, um dos principais bairros. A proposta é dar condições para que pelo menos 1,4 mil moradores possam legalizar os lotes que ocupam, por meio de venda direta.

A Terracap também estima investir pelo menos R$ 160 milhões em infraestrutura – o que resolveria problemas antigos. “Teremos o investimento massivo do governo em nossa cidade, porque agora temos legitimidade”, afirma a administradora regional, Telma Rufino. “O nosso maior presente foi a criação da RA Arniqueira”, acrescenta.

A cidade comemora também o anúncio feito pelo governador na segunda-feira passada (28). Segundo o chefe do Executivo, o governo vai investir em pelo menos três construções: um restaurante comunitário, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma feira popular.

Para Telma Rufino, que também é moradora de Arquineira, tudo isto só está sendo possível porque o local se tornou uma região administrativa. “Até no atendimento das nossas necessidades mudou. Como sou moradora, conheço muito bem nossa realidade e busco solucionar [problemas] dentro das possibilidades, o mais rápido possível”, destaca a gestora.

A pedagoga Maria do Socorro Caldas, 56 anos, conta que chegou há 30 anos à região e acompanhou o crescimento da cidade. Para ela, hoje, Arniqueira está muito diferente. “O comércio se fortaleceu, os serviços públicos estão mais presentes. Nem preciso sair daqui para comprar, temos de tudo um pouco”, relembra.

*Com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here