Karolyne Guimarães, administradora regional de Taguatinga. Foto: Agenda Capital

Por Delmo Menezes

Em entrevista ao Agenda Capital, a administradora de Taguatinga, Karolyne Guimarães, fala do seu mais novo projeto o “Espaço da Mulher”. De sua autoria, o projeto visa atendimento à mulher, principalmente em situação de violência doméstica. A execução desse acompanhamento poderá variar de acordo com a disponibilidade da equipe psicossocial e dos profissionais voluntários que estarão envolvidos no projeto.

De acordo com Karolyne Guimarães, a intenção é promover e assegurar às mulheres em situação de vulnerabilidade, o fortalecimento da autoestima e autonomia, de acordo com o artigo 7º, da Lei Maria da Penha. Segundo a administradora, este projeto trabalhará em conjunto com a rede do GDF que fornecerá o apoio, acolhimento e acompanhamento às mulheres em situação de violência.

Leia a íntegra da entrevista com a advogada Karolyne Guimarães:

AC – Este Projeto está voltado apenas para as mulheres vítimas de violência doméstica?

Karolyne – Não. Este projeto além do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, oferecerá cursos de empreendedorismo, artesanato, elevando assim a autoestima da mulher.

AC – Como será este atendimento?

Karolyne – Na verdade teremos uma sala dentro da Administração que se chamará “Espaço da Mulher”. Neste espaço terá um atendimento individual, em que a mulher irá expor a necessidade dela, que poderá ser no âmbito social, (problemas relacionados ao desemprego) ou até mesmo uma violência sexual. Primeiro vamos acolher, e dependendo do caso, teremos o atendimento psicológico e jurídico. Outras demandas serão encaminhadas para a rede do Governo do DF.

AC – Quais serão os profissionais envolvidos no atendimento?

Karolyne – Psicólogos, gerência de Políticas Sociais e voluntários.

AC – Já existe uma data definida para inauguração do Projeto “Espaço da Mulher”?

Karolyne – Será no dia Nacional da Mulher, que é comemorado no dia 30 de abril.

AC – A Administração pretende fazer parceria com o Conselho Tutelar da cidade?

Karolyne – Sim, queremos fazer parceria com o Conselho Tutelar de Taguatinga, que sabemos que é muito atuante, assim como também, com os Centros de Atendimento à Mulher, Fórum de Taguatinga, SEBRAE e empresas parceiras.

AC – Este projeto tem algum custo para o erário?

Karolyne – Na verdade é um serviço que o próprio estado já oferece em alguns casos, igual o Pró-vítima que vamos trazer, porém sem custo para o estado. Dentro da Administração criaremos um espaço para as crianças, que é a Ludoteca, em parceria com instituições como o SABIN, por exemplo.

AC – Fugindo um pouco do tema, observei que a Praça do Relógio, que é um símbolo da cidade, está mais limpa, porém ainda se nota muita prostituição e drogas principalmente à noite. O que a Administração pretende fazer para melhorar ainda mais este local?

Karolyne – Taguatinga não merece que a Praça do Relógio esteja nesta decadência que se instaurou durante todos esses anos. Uma das primeiras medidas quando assumi, foi determinar a revitalização da Praça do Relógio. Iniciamos esta revitalização com a inauguração da “Arvore Digital”, pintamos e lavamos a praça, e ainda vamos lavar novamente, pois a sujeira está impregnada. Fizemos Grafite em parceira com os artistas da cidade, a revitalização das fontes que será entregue a população no dia 30/04. A praça receberá iluminação com lâmpadas de LED, para dar a comunidade uma sensação de mais segurança. Além disso, o projeto “Movimenta Taguatinga”, estará na Praça, levando educação física em parceria com as academias da cidade, e com isso temos certeza que o cidadão de bem voltará a utilizar a praça para o seu descanso e lazer.

AC –  Quais foram os maiores desafios nesses quatro meses de gestão?

Karolyne –  É realmente um desafio muito grande administrar uma metrópole como Taguatinga, mas nós estamos trabalhando com projetos. Além de fazer a manutenção da cidade que é uma obrigação nossa, como poda, roçagem, tapa-buraco, estamos trabalhando com os seguintes projetos: “Administração Presente”, “Movimenta Taguatinga”, “Descobrindo Talentos” e agora vamos lançar o “Espaço da Mulher”, porém não vamos parar por aí.

Contato: Administração Regional de Taguatinga: (61) 3451-2505

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here