Equipe de profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas do Hospital Regional do Guará. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

“Não temos medido esforços junto a superintendência e a gerência, para viabilizar o Centro de Especialidades Odontológicas no Guará (CEO), afirma Carine Rodrigues, gerente de áreas programáticas da atenção primária da região Centro-Sul”.

Por Delmo Menezes

A saúde pública do Distrito Federal disponibiliza o serviço de odontologia do Hospital Regional do Guará, que é considerado referência. A região de Saúde Centro-Sul, comandada pela superintendente Dra. Moema Campos, possui uma excelente equipe de especialistas odontológicos, gerenciada pela Dra. Carine Rodrigues, que é exemplo de dedicação, comprometimento e profissionalismo.

Com a expansão do conceito de atenção básica, e o consequente aumento da oferta de diversidade de procedimentos, fazem-se necessários, também, investimentos que propiciem aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção. Para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados, o Ministério da Saúde criou o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que faz parte das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto e a Superintendente de Saúde da Região Centro-Sul, Dra. Moema Campos, em visita ao terreno do futuro hospital do Guará. Foto: Agenda Capital

No âmbito da atenção ambulatorial especializada no Distrito Federal, o Decreto nº 38.982, regulamentado pela Portaria SES/DF nº 773, de 19 de julho de 2018, estabelece a atenção a saúde bucal como linha de cuidado obrigatória nos serviços especializados.

De Acordo com a Dra. Carine de Cássia Souza Rodrigues, gerente de áreas programáticas da atenção primária da região Centro-Sul, com o acréscimo de horas e contratação de mais dentistas, o Centro de Especialidades Odontológicas do Hospital Regional do Guará (CEO), será referência em nível secundário para toda a região que abrange Candangolândia, Estrutural, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).

“Estamos numa região com uma população em torno de 310 mil habitantes, e temos áreas de vulnerabilidade social, como por exemplo a Estrutural e o Riacho Fundo II. Temos um vazio assistencial em algumas áreas. A região não tem hospital que conte com centro cirúrgico nem obstétrico. Na área de Odontologia, temos um ambulatório com 3 especialistas, mas ainda não podemos solicitar o credenciamento de um Centro de especialidades Odontológicas junto ao Ministério da Saúde. Precisamos da ampliação de carga horária para alguns profissionais e a lotação de um especialista em cirurgia oral menor”, afirma Dra. Carine de Cássia Souza Rodrigues.

Dra. Carine de Cássia Souza Rodrigues, gerente de áreas programáticas da atenção primária da região Centro-Sul. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Leia a entrevista com a Dra. Carine Rodrigues:

AC – Qual é o principal diferencial na área de Odontologia no Hospital Guará?

Dra. Carine – No ano passado com o apoio da Dra. Moema, que é nossa Superintendente  Regional e do Dr. Maurício Bartelle Basso, que é nosso gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, conseguimos fazer a reforma da unidade. A unidade de Odontologia era bastante antiga aqui no hospital, e contava apenas com um profissional de 20 horas. Este profissional realizava apenas extrações, o que deveria ser feito na atenção básica. Com o apoio da Superintendência e da Gerência de Odontologia, fizemos a reforma e conseguimos novos profissionais especialistas que foram lotados aqui na nossa unidade. Hoje contamos com um ambulatório de especialidades, 02 periodontistas, 01 endodontista que faz tratamento de canal, 01 dentista que atende pacientes com deficiência e 03 técnicos de Saúde Bucal. Já foi um ganho com excelência, porém a gente precisa viabilizar o credenciamento desta unidade no Ministério da Saúde (MS), para que se transforme num Centro de Especialidades e a unidade possa receber do Ministério a transferência de recursos.

AC – O que é necessário para que esta Unidade se transforme em um Centro de Especialidade de Odontologia (CEO)?

Dra. Carine – Hoje temos duas principais carências. Nossos profissionais que atendem aqui são de 20 horas. Para conseguirmos o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, precisaríamos de no mínimo 180 horas de profissionais. Então a gente precisa da ampliação da carga horária dos dentistas de 20 horas, e precisamos da lotação de um profissional que faça o procedimento de cirurgia oral menor. Temos buscado todo esforço junto a gerência, para viabilizar o CEO. O Ministério da Saúde exige uma produção mínima mensal em cada especialidade, definida na Portaria 1.464/GM, de 24 de junho de 2011, para que se efetue a transferência de recursos referentes aos incentivos mensais dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO.

AC – Como gerente da atenção primária da região Centro-Sul, quais as maiores dificuldades enfrentadas na sua área de atuação?

Dra. Carine – A atenção primária é a porta de entrada do usuário, porém ela precisa muito do apoio da atenção secundária e terciária. Na atenção secundária onde temos especialistas, há profissionais com boa desenvoltura na região. Como o nosso hospital é pequeno, temos muitas dificuldades de prestar um melhor atendimento a nossa população. Nossas gestantes não tem um local para fazer um parto. Todos nossos partos são direcionados para o HRAN e HMIB. Pacientes que sofrem algum traumatismo, são direcionados para outra região. A construção de um novo hospital na nossa região, viabilizaria para essa população carente, que hoje temos que direcionar para outros hospitais da rede.

Equipe de profissionais da Odontologia do Hospital do Guará:

Dr. Marcos Antônio de Carvalho Filho (Periodontista)

Dr. Bruno Luz Caixeta (Periodontista)

Dr. Edino Martinelli Cavalca e Silva (Endodontista)

Dra. Karla Cristina Guimarães Dal Secchi (Atendimento a pacientes com deficiência)

Brunno Henrique Kill Aguiar (Técnico de Saúde Bucal)

Bianca Nery Lisboa (Técnico de Saúde Bucal)

Domingas Alves de Oliveira (Técnico de Saúde Bucal)

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here