Por Redação

Ele chegou dirigindo o seu fusquinha lotado de cabos, aparelhos de som e um teclado. Com ajuda de amigos, o então evangelista subiu no coreto e começou a pregar. A cena aconteceu pela primeira vez no dia 9 de julho de 1977 no Jardim do Méier, zona norte do Rio.

Quase quatro décadas depois, o bispo Edir Macedo voltou na manhã deste sábado (8) ao coreto da praça no subúrbio carioca para comandar o culto, relata o repórter Sergio Rangel.

Bispo Edir Macedo, pregando no Coreto do Méier, subúrbio do Rio de Janeiro. Foto: reprodução Facebook

Desta vez, a liturgia faz parte das comemorações de 40 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, que será festejado neste domingo (9).

“Hoje está até perfumado aqui. Quando cheguei pela primeira vez neste local, aqui tinha cheiro de urina e coco. Foi no meio da sujeira que começamos. Aqui se juntava as pessoas mais desgraçadas, mas aqui que o espírito de Deus me trouxe e me fez fazer esse trabalho”, disse Macedo.

Ao contrário dos cultos nos anos 70, o Jardim do Méier abrigou cerca de seis mil fiéis para ouvir o fundador da igreja, segundo os organizadores.

O evento com o fundador da Igreja Universal foi mantido em sigilo pelos organizadores para evitar uma confusão no trânsito. Apenas um grupo de 700 convidados sabiam da presença do bispo. “Nessas quatro décadas, desafios foram superados, objetivos foram alcançados, sonhos foram realizados”, disse Edir Macedo.

O coreto da praça do bairro suburbano é considerado o primeiro lugar que o fundador da igreja pregou. “Quando comecei aqui, apenas minha mãe e minha mulher acreditavam em mim”, disse o bispo.

Em 2010, o censo contabilizava cerca de 2 milhões de fiéis da Universal no Brasil. Hoje a Igreja Universal conta com 9 milhões de membros espalhados pelo mundo, sendo 7 milhões no Brasil, e o restante em 110 países nos cinco continentes.

O primeiro templo da Universal foi erguido numa antiga funerária no bairro vizinho ao culto deste sábado. Hoje, a Universal conta com 7.157, templos no Brasil e mais 2.857 no exterior.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), participou do culto neste sábado. Sobrinho de Macedo, ele assistiu sentado na área dos convidados. Crivella é bispo licenciado da Universal. A praça onde a igreja teve início também é cenário de peças publicitárias da Prefeitura do Rio nesta nova gestão.

O coreto do Jardim do Méier foi o primeiro em madeira inaugurado no Rio em 1916, que teve modelo repetido e instalado no Santuário da Igreja da Penha.

“Venho aqui 40 anos falar as mesmas palavras. O meu pai tenha compaixão dessas criaturas e faça alguma coisa. Não vim aqui para celebrar, vim aqui para salvar”, disse o bispo, durante uma oração.

Depoimento do Bispo Edir Macedo e Ester Bezerra

Da Redação do Agenda Capital e Folha (Mônica Bergamo)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here