Eliana, Rollemberg, Fraga, Rosso e Ibaneis. Foto: Reprodução

Por Redação

A poucos dias do encerramento da campanha política, os candidatos ao GDF partem para o ‘tudo ou nada’. Neste final de semana, os melhores colocados nas pesquisas, (Ibaneis, Fraga, Eliana, Rollemberg e Rosso) intensificaram a campanha e subiram o tom do discurso, mirando principalmente os melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Ibaneis Rocha (MDB)

Alvo de críticas de concorrentes, o candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, atribuiu as ofensivas ao crescimento nas pesquisas. Ibaneis rebateu as críticas feitas por candidatos adversários nos compromissos de campanha deste domingo (23/9). Para o advogado, os ataques se devem ao crescimento nas pesquisas. “Sabem que estou na frente deles nas pesquisas. Eles têm levantamentos internos, assim como eu tenho. Por isso, me atacam.” Tanto Alberto Fraga (DEM) quanto o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fizeram referências negativas a Ibaneis durante o dia.

O ex-presidente da OAB acredita que, nas duas últimas semanas de campanha no primeiro turno, será um dos alvos preferidos. “Mas eu tenho uma vida ilibada. Nada disso vai dar certo ou vai pegar contra mim”, comentou.

O concorrente ao GDF disse que faz críticas apenas no campo político e vai evitar rebater acusações no mesmo tom. “O que puder contestar na justiça, farei. O resto deixarei de lado”, assegurou.

As declarações foram feitas na saída de uma missa em Taguatinga Norte. Ibaneis participou da cerimônia e conversou com eleitores no fim. Ele afirmou que fará parcerias com as igrejas para dar força a programas sociais. “As pessoas confiam mais nas igrejas e nos líderes do que nos políticos, precisamos unir as coisas e ajudar no que já é feito por eles.”

Segundo o candidato, a estrutura das igrejas poderá ser utilizada para a criação de programas em benefício da sociedade. “Na questão social, a igreja e o Estado podem dar sua contribuição juntos”, justificou.

Rogério Rosso (PSD)

“O nosso governo vai ser de apoio às feiras”, garantiu o candidato a governador do Distrito Federal Rogério Rosso (PSD) neste domingo (23/9). O deputado federal licenciado acordou cedo e visitou dois centros comerciais do DF. Durante a manhã, panfletou na Feira do Bicalho, em Taguatinga, e, no começo da tarde, cumprimentou os comerciantes da Feira dos Importados, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

O candidato Rosso vem focando projetos de campanha no incentivo ao micro e pequeno empreendedor, afirmou que atualmente os feirantes são os grandes empregadores do DF. “Eles geram empregos para si próprios e para diversas pessoas.” Após as visitas, Rosso assegurou que as mulheres são a maioria das donas de banca e que os centros comerciais precisam passar por reestruturação. “Não tem banheiro e falta segurança, isso precisa mudar”, apontou.

Eliana Pedrosa (Pros)

A candidata Eliana Pedrosa (Pros) reafirmou a proposta de inaugurar dois novos estádios no Distrito Federal em reunião em Santa Maria neste domingo (23/9). Um deles seria construído na própria cidade e outro, no Recanto das Emas. A ex-distrital afirmou que a proposta, presente no plano de governo, foi mal interpretada e distorcida por adversários.

“Estádio não precisa ser Mané Garrincha, até gostaria que fosse, mas sem desvio e gerando recursos. Mas, nesse caso, é uma pequena estrutura com campo, arquibancada e banheiros”, justificou. “Eu não vou mudar um milímetro do meu plano de governo”, assegurou.

A candidata declarou que as críticas são consequência das irregularidades na construção do Mané Garrincha. “A corrupção é tão forte que até as palavras ficam prejudicadas. Você não pode falar de estádio mais”, comentou. Os recursos, segundo Eliana, virão de convênios com o governo federal. O custo de cada obra seria de R$ 1 milhão.

Alberto Fraga (DEM)

A duas semanas do primeiro turno das eleições, mais um episódio de troca de farpas marcou agenda de campanha neste domingo (23/9). O candidato a governador do Distrito Federal Alberto Fraga (DEM) discursou para grupo de pastores no gabinete de campanha e aproveitou para fazer acusações. “Tem gente que diz que é o novo, mas usa a prática mais nojenta do mundo, que é comprar os outros com dinheiro.”

Questionado pelo Correio sobre a declaração, Fraga disse que não daria mais detalhes. “Fica aberto a interpretações, mas eu não citei nomes”, explicou. O deputado federal, acompanhado da candidata ao Senado Amábile Pacios (PR), e de postulantes à Câmara Legislativa, fez promessas aos representantes de igrejas evangélicas. Ao fim do encontro realizaram oração.

A principal proposta é relacionada à criação de uma Secretaria de Estado para Assuntos Especiais, que contaria com uma Subsecretaria de Eclesiásticos. “Trataria de assuntos que demandam muita atenção, como feiras, condomínios, regularização rural e igrejas”, explicou. O candidato afirmou que a atividades das secretarias virá a partir das demandas que surgirem. Durante discurso, Fraga prometeu também regularizar todas as igrejas do Distrito Federal, e reafirmou que “não derrubaria igrejas como no governo passado.”

 Rodrigo Rollemberg (PSB)

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) subiu o tom contra adversários em evento de apoio a um candidato do partido no Setor Hípico Sul. O socialista reconheceu erros do governo atual, mas disse que Brasília corre o risco de eleger corruptos.

“Nosso governo tem falhas, não fizemos tudo o que gostaríamos, mas precisamos dizer não ao retrocesso e manter a nossa cultura de um governo limpo e sem corrupção”, declarou. “Brasília não merece voltar para as mãos daquelas pessoas que destruíram a cidade.”

“Tem candidato que se diz novo comprando apoio de lideranças e sendo candidato para substituir alguém que não pôde”, acusou. “Estamos correndo risco. Se nós não vestirmos a camisa da cidadania e procurar as pessoas que conhecemos e mostrar o que está em jogo, Brasília pode andar para trás.”

O socialista voltou a citar dificuldades que enfrentou ao assumir o governo. “Pegamos Brasília quebrada, com enormes desafios e estamos vencendo.” Ele também lembrou feitos do governo, como as obras de infraestrutura no Sol Nascente.

Da Redação do Agenda Capital com complemento do Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here