Aumentam casos de sarampo nos Estados Unidos. Foto: Reprodução

Apenas na última semana foram reportados 71 casos, até agora este ano totalizam 626

Por Redação

Os Estados Unidos estão a caminho de superar o número recorde de casos de sarampo em um único ano desde que a doença foi declarada eliminada em 2000, segundo dados divulgados na segunda-feira (22). Pela quarta semana consecutiva, as autoridades de saúde acrescentaram dezenas de novos casos à lista de confirmados do ano, elevando o total para 626 – já o maior número nos últimos cinco anos.

O número de pessoas doentes pela doença altamente contagiosa e potencialmente mortal aumentou em 71 durante a terceira semana de abril, com 22 estados relatando casos. Em 2014, os Estados Unidos registraram um total de 667 casos, incluindo um grande surto, principalmente entre comunidades não-vacinadas de Amish, em Ohio, que representaram mais da metade dos casos naquele ano e em Nova York.

Somente na última semana, 71 casos foram relatados, 68 deles em Nova York, disseram especialistas. Isso eleva o total até agora neste ano para 626 casos de sarampo.

O número é o maior desde 2014, quando foram registrados 667 casos. Antes disso, o número mais alto era de 963 em 1994.

Vinte e dois estados relataram casos de sarampo, mas o maior número foi no estado de Nova York, principalmente na cidade de Nova York e no vizinho Condado de Rockland. A maioria dos casos no estado de Nova York foi registrada em comunidades ultra-ortodoxas que se recusam a vacinar seus filhos.

Os números atualizados foram divulgados segunda-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

As autoridades de saúde disseram que esperam que a contagem de casos de 2019 salte nas próximas semanas devido ao aumento da disseminação de doenças durante as reuniões de Páscoa e Páscoa.

Da Redação com informações da Agência internacional AP e CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças)

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here