Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Por Redação

A Central Integrada de Atendimento e Despacho (CIADE), atende às demandas de urgência e emergência que necessitam, especialmente, da atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Defesa Civil e Samu. Para acessar ao serviço basta ligar para os telefones 190, 193 e 197.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, atualmente o CIADE recebe uma média superior a 95% das ligações de emergência que chegam a números como o 190, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o 197 da Defesa Civil e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).

No período de recesso e férias, o atendimento do CIADE da Polícia Civil do DF fica ainda mais prejudicado, pois está operando apenas com 01 agente nos turnos diurnos desde a última quarta (20), o que prejudica sensivelmente o atendimento que fica localizado no prédio anexo à Secretaria de Segurança.

Segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis do DF (SINPOL-DF), a Central Integrada de Atendimento e Despacho, recebe notícias de crimes e repassa às viaturas e delegacias para pronto atendimento. Crimes em andamento, acionamento de perícia, veículos localizados, acionamento de rabecão, solicitações de apoio em perseguições e flagrantes estão prejudicados desde então.

De acordo com o SINPOL-DF, o caso se agravou com a falta de efetivo na Polícia Civil do DF. A Secretaria de Segurança Pública também retirou os cargos comissionados que antes havia na unidade, prejudicando ainda mais o atendimento a população.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do DF, que enviou nota de esclarecimento abaixo.

Nota da Secretaria de Segurança

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que o serviço de despacho da PCDF, na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), encontra-se em pleno funcionamento. Eventuais casos de servidores em férias e/ou de licença médica são resolvidos com remanejamentos na escala.

Esclarecemos que o trabalho da Polícia Civil dentro da Ciade não interfere no atendimento dos números de emergência 190 e 193, realizado pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Da Redação do Agenda Capital (matéria atualizada ás 18h15).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here