Deputado professor Reginaldo Veras.

Deputado Reginaldo Veras, propositor da audiência pública, busca encontrar caminhos para que os profissionais da educação do DF possam exercer seu trabalho de forma saudável

Por Redação*

A saúde dos profissionais de educação do Distrito Federal será tema de audiência pública que a Câmara Legislativa realizará nesta quinta-feira (17). Proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), a discussão é motivada pelo resultado da pesquisa “Retratos da Saúde na Rede de Ensino do DF: A dor da Gente”, realizada pela Universidade de Brasília em parceria com o Sindicato dos Professores do DF, que demonstra danos relacionados ao trabalho destes profissionais.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 5 de maio e 30 de junho de 2020, observou-se que os servidores apresentam danos físicos, psicológicos e sociais. Entre os danos psicológicos e sociais mais críticos estão o mau humor, tristeza, sensação de vazio, impaciência, vontade de ficar só, conflito nas relações familiares. Já os danos físicos mais críticos são alterações no sono e dores no corpo.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 91% dos servidores, os recursos são insuficientes e os equipamentos e espaços físicos são precários para realizar as tarefas; 71% dos servidores relatam falta liberdade para opinar sobre o trabalho e consideram a comunicação entre chefe e subordinado inadequada. Já 84% dos servidores sentem-se esgotados mentalmente, além de considerarem o trabalho desgastante e cansativo, também sentem revolta em submeter o trabalho a ordens políticas.

Para Reginaldo Veras, em razão dos dados apresentados e da realidade dos profissionais da educação do DF, é preciso discutir a questão e encontrar soluções capazes de mudar a realidade destes valorosos profissionais. O parlamentar lembra que não são apenas os profissionais da rede pública de ensino que estão adoecidos e ressalta a preocupação com os profissionais da rede privada, que têm sido acometidos por quadros de depressão.

“Discutir, propor soluções e encontrar caminhos para que os profissionais da educação do DF possam exercer seu trabalho de forma saudável é o que nos motiva”, diz Veras.

Foram convidados para a audiência p[ublica o coordenador da Secretaria de Assuntos de Saúde do SINPRO- DF, Alberto Ribeiro; a  pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e psicóloga do SINPRO DF, Luciane Kozicz; o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz; a subsecretária da Subsáude do DF, Ana Paula Delgado Lima, além de um representante do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (Sinproep).

Serviço:

Audiência pública sobre “Problemas de Saúde que afetam os profissionais de educação do DF”

Data: 17 de setembro de 2020

Transmissão: TV WEB CLDF

Horário: 10h

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here