Foto: Reprodução

Com as proximidades das festas de fim de ano e o aumento do número de acidentes de trânsito nesta época, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), está promovendo uma campanha para aumentar o número de doadores de sangue e reforçar o estoque durante o período de férias.

Segundo os dirigentes da FHB, neste ano, no Dia Nacional do Doador de Sangue, que é comemorado em 25 de novembro, as doações diminuíram se comparadas a 2015. No ano passado eles receberam 2.584 doadores na data. Em 2016 este número caiu para 1.682.

De acordo com a Fundação Hemocentro, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, porém, há um maior apelo aos portadores de sangue “O negativo” . Basta se identificar como doador “O negativo” para receber senha preferencial e ser atendido mais rapidamente, esclarece João Rogério, gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro.

Para Miriam Daisy Calmon Scaggion, diretora-presidente da FHB “apesar dos estoques de sangue do Hemocentro estarem estáveis, com a proximidade das festas de fim de ano e a chegada das férias, necessitamos reforçar nossos estoques para continuarmos atendendo 100% demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), afirma a presidente.

O Hemocentro funciona de segunda à sábado, das 7h às 18 horas. Os interessados em doar sangue devem estar bem alimentados, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar bem de saúde, não tomar medicamentos e nem ter praticado atividade física intensa nas últimas 12 horas. Os doadores podem agendar um horário e ser atendidos mais rapidamente por meio de uma senha preferencial feita pela central 160, opção 2.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here