Postagens nas redes sociais podem influenciar na sua carreira. Foto: Reprodução

Algumas postagens, que parecem simples, interferem cada vez mais na hora da contratação de novos profissionais

Por Redação

As redes sociais são ferramentas cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas. Não à toa, as empresas veem no perfil das pessoas uma oportunidade de avaliar, conhecer e recrutar de acordo com seus princípios e valores.

Algumas postagens, que parecem simples, interferem cada vez mais na hora da contratação de novos profissionais, por isso, estar atento ao comportamento na internet é uma das coisas mais importantes para alcançar determinado cargo. “Hoje, as redes possuem um poder muito grande. É importante que os profissionais estejam lá, com seu perfil atualizado. Interagir com elas é essencial”, define Raphael Falcão, diretor da HAYS Response.

Tipos de postagem

O ideal é evitar ter posicionamentos extremistas nas redes. Podem existir as posições contra determinado ato ou atitude, mas se colocar a favor ou contra determinada instituição não é o melhor caminho. O ideal, em todas as situações, é estar aberto ao diálogo e a posições contrárias à sua. “Geralmente as pessoas nos pressionam para termos opinião sobre um tema. E devemos nos posicionar sim, mas de uma forma mais branda, diferente de uma mesa de bar”, reforça Falcão.

Redes sociais no currículo

Por mais que o candidato tenha diversas redes sociais, profissionalmente, o foco é manter o link do LinkedIn, que é uma rede profissional, 100% voltada para isso. Em casos específicos, como os cargos que envolvem Comunicação, podem haver links alternativos para o portfólio ou outros trabalhos já realizados que servem de experiência.

Participação em grupos e fóruns de discussões

Participar nestes espaços, com discussões sobre o mercado de trabalho, pode ajudar, isso porque gera um networking. É importante optar por um grupo específico, é ele que pode te ajudar e credenciar para as oportunidades no mercado de trabalho. “Consideramos interessante quando o profissional sugere alguma coisa dentro desse grupo, isso é extremamente positivo à imagem”, aponta o diretor da HAYS.

Por mais que a ‘vida virtual’ influencie cada vez mais no desempenho profissional, estar presente em discussões e debates presenciais, além de promover encontros pessoais com outros profissionais é uma tática eficiente para reforçar o desempenho e mostrar interesse nos temas.

Privacidade das informações

Apesar do LinkedIn ser uma ferramenta mais profissional, comparada a outras mais pessoais, é bom restringir aqueles conteúdos que podem te rotular de alguma forma negativa. É muito difícil um candidato ter participado de um processo seletivo sem ter passado por uma pesquisa em suas redes sociais antes.

A dinâmica do mercado de trabalho mudou, inclusive nas profissões mais tradicionais, como as indústrias. “Estar presente em perfis virtuais não é mais um ponto importante só para o Gerente de Marketing, mas também para o Gerente Industrial”, exemplifica. “Se ambos se posicionarem de determinada forma, eles podem ser prejudicados, ou ajudados, por suas redes sociais”, completa Falcão.

Da Redação com informações Portal Administradores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here