Conhecer alguém que trabalha em uma determinada empresa, é meio caminho andado; mas como restabelecer conexões importantes no mundo atual e diante do modelo híbrido? Especialista lista 8 dicas para ter sucesso nessa tarefa

Por Redação*

networking é a prática de trocar informações, experiências e oportunidades entre profissionais. Assim, é possível estar mais aberto à evolução no mercado de trabalho. O networking é extremamente importante porque te coloca em contato com outras pessoas, isso em vários momentos e situações. 

Quem tem um amigo, tem tudo, já dizia o antigo ditado. A velha frase se aplica na vida pessoal e, também, na profissional. Somos seres sociais que precisam de outros para aprender e crescer. Sendo assim, por que não descobrir como fazer networking

Para acesso a uma rede de contatos tanto para vida pessoal quanto profissional é fundamental para manter boas relações de negócios e afetivas. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group, 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos. Além disso, ter uma rede de contatos se torna ainda mais fundamental para quem deseja abrir seu próprio negócio, principalmente em meio ao cenário atual, onde o Brasil é o 7º país com mais empreendedores. O número de empreendedores com empresas com mais de 3,5 anos cresceu no Brasil em 2021. São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio do tipo no país, segundo a GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021.

De acordo com Mara Leme Martins, PhDPsicóloga e VP BNI Brasil – Business Network International, organização de networking de negócios do mundo, a pandemia mudou a vida e os negócios como os conhecemos, e deixou ainda mais claro que para quem quer seguir adiante e se dar bem na carreira, é importante entender a melhor forma de criar conexões com as pessoas. “Quando trabalhamos com networking, estamos falando sobre como cultivar e colher relacionamentos com as pessoas. É sobre se relacionar, não fazer negócios. A confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios, nos relacionamentos e na vida”, revela a especialista.

Ainda de acordo com ela, o marketing de referência e indicações nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje, onde as empresas precisam conquistar novos clientes, presencial ou remotamente, para não colocar em risco a sua operação. “Não são poucos os casos de empresários que afirmam que ainda permanecem com suas empresas abertas durante e após a pandemia, devido à sua participação em networking, na organização BNI, que lhes proporciona um fluxo contínuo de referências de novos negócios. Relatando que 20%, 30%, 50% e até 70% de seus novos clientes vem através de sua equipe BNI”, conta Mara Leme Martins.

Existem algumas formas de começar a ter sucesso no networking. Abaixo, a especialista lista 8 dicas:

1. Procure por grupos de Networking: é possível fazer parte de grupos online ou presenciais em uma região. “Além de possibilitar conhecer novas pessoas, todos estão abertos para conversar e melhorar suas habilidades. Nessas reuniões, também é possível treinar a desenvoltura, comportamento e abordagens”, sugere Mara.

2. Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas: quando se trata de networking, é importante falar com as pessoas e pensar em maneiras criativas de construir o seu negócio. “Dedique tempo aos relacionamentos que você já tem. Estenda a mão e pergunte se as pessoas estão bem, se há algo que você pode fazer para ajudá-las”, explica a especialista.

3. Nunca é tarde para começar: a correria do dia a dia nos faz pensar que nunca há tempo para fazer networking, mas na realidade sempre há. “Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, uma pessoa de cada vez. Além de participar dessas reuniões, você pode se propor a convidar um membro para tomar um café uma vez por mês e começar aos poucos a ampliar sua rede”, indica Mara

4. Seja agradável: desenvolver a simpatia ajuda a abrir portas no networking. Estar aberto para conversar ou expressar essa vontade ajuda muito no primeiro contato e a quebrar o gelo. “Uma ótima oportunidade para desenvolver esse ponto é participar de alguns grupos ou reuniões de empreendedores”, sugere.

5. Ouça o que os outros dizem: saber ouvir e compartilhar é fundamental para vencer a timidez. “Isso pode ser de ordem material ou imaterial, como talentos, habilidades, conhecimentos, informações, contatos, saberes, experiências e tantas outras riquezas que todos temos. Colaborar é um movimento natural do ser humano, que tem prazer em se colocar à serviço do todo, ao contrário do que fomos levados a acreditar”, aconselha Mara.

6 – Leve em consideração o “efeito borboleta”: “Quando falamos em efeito borboleta, é algo simples e fácil de se entender. Você não sabe quem as pessoas conhecem, então apenas entre em contato com alguém para construir um relacionamento. É preciso ter um ponto de partida para conhecer as pessoas. Conhecendo alguém em uma reunião ou evento, ela pode te indicar para outras pessoas e, dessa forma, você vai construir relacionamentos sem saber onde esse efeito borboleta pode te levar, mas mudando a vida dos seus negócios”, explica.

7 – Não vá direto para o modo de vendas: as pessoas tentam pular a visibilidade e a credibilidade para chegar ao momento da lucratividade com mais rapidez. Isso acontece o tempo todo, principalmente nas redes sociais. As pessoas se conectam e no dia seguinte estão vendendo seus produtos e serviços.

“A realidade é que isso são vendas, não networking. É preciso ter uma conexão verdadeira ou ajudar alguém antes de pedir algo. As pessoas costumam dizer que perguntar nunca é demais, mas estão erradas. Pode doer e as coisas podem dar errado se você perguntar muito cedo”, conta a especialista.

8. Lei da Reciprocidade: é importante ter a visão de que a confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios – nos relacionamentos e na vida. O marketing de referência e indicações nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje, em que as empresas precisam conquistar novos clientes, presencialmente ou remotamente, para não colocar em risco a sua operação.

“Os empreendedores, sendo tímidos ou não, precisam aprender os benefícios da filosofia ‘Givers Gain’, ou seja, ‘Se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também’. É a Lei da Reciprocidade em ação no mundo dos negócios”, conclui Mara Leme Martins.

9. Tenha um Propósito Por Trás do Relacionamento

É interessante que o networking profissional tenha propósitos. Isso significa identificar com o que exatamente cada pessoa pode te ajudar (vice-versa). 

Vai ter aquele profissional que vai te mostrar mais sobre o assunto x, o outro que consegue te ensinar a como engajar mais na internet ou, ainda, de que forma conquistar mais clientes. Conheça todas as possibilidades! 

10. Ofereça Mais do Que Você Pede

O conceito de fazer networking envolve muita doação. Então, antes de tudo, ofereça aquilo que você tem (sabedorias, experiências, boas práticas, “truques”, enfim). 

Quanto mais você se der, mais as pessoas vão ser gratas e vão lembrar de você. 

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Com informações do portal Administradores / Lab Consultoria

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