Na disputa, estavam 43 candidatos para a chefia dos Executivos municipais. E, ainda, 2.975 concorrentes às Câmaras de Vereadores das 12 cidades limítrofes ao DF. É uma média de 3,5 nomes para vaga de prefeito e de 16,5 políticos para a cadeira de vereador. No total, são 180 vagas.

CRISTALINA – Daniel do Sindicato (PSB) – 82,40%

Daniel do Sindicato (PSB) tem 33 anos. É técnico em Contabilidade e Administração Sindical, e foi vereador de Cristalina em 2012. Em 2014, atuou como deputado estadual suplente.

FORMOSA – Ernesto Roller (PMDB) – 76,68%

Ernesto Roller (PMDB) tem 47 anos, é advogado e foi Secretário de Segurança Pública e procurador Geral do Município de Goiânia. Já foi candidato a vice-governador de Goiás e, em 2012, concorreu à prefeitura de Formosa. Em 2014, se elegeu deputado estadual.

 PLANALTINA – Dr. Davi (PROS) – 37,49%

O médico Davi Lima (PROS), 47 anos, ganhou uma eleição pela primeira vez. Em 2014, concorreu a deputado estadual, mas não venceu. É servidor de carreira da Secretaria de Saúde do DF.

 PADRE BERNARDO – Claudiênio (PSDB) – 53,46%

Francisco de Moura Teixeira Filho, o Claudienio (PSDB), tem 48 anos, e foi reeleito como prefeito. Antes da vida política, era professor de ensino médio.

SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO – Dr. Adolpho (PMDB) – 86,04%

Adolpho Roberto Souza Von Lohrmann (PMDB), 54 anos, é médico. A eleição deste ano foi a primeira de sua carreira política. Já foi secretário de saúde do município.

ÁGUAS LINDAS – Hildo do Candango (PSDB) – 66,41%

Reeleito, o prefeito Hildo do Candango (PSDB) se chama, na verdade, Osmarildo Alves de Souza. Hildo tem 46 anos e é dono de dois supermercados da cidade. Estudou direito, mas trancou o curso para se dedicar à carreira política.

COCALZINHO – Alair (PR) – 46,46%

Alair Gonçalves Ribeiro (PR), 57 anos, foi reeleito em Cocalzinho. Alair foi vereador reeleito e presidente da Câmara Legislativa, até que se afastou por 8 anos da vida pública. Em 2012, foi eleito prefeito pela primeira vez.

 ALEXÂNIA – Dr. Allyson (PPS) – 35,91%

Dr. Allysson Silva Lima (PPS), 31 anos, foi servidor público antes de se lançar na carreira política. A eleição de 2016 foi a primeira que participou.

NOVO GAMA – Sônia Alves (PSDB) – 58,60%

A servidora pública Sônia Chaves (PSDB), 57 anos, foi servidora pública e deputada estadual suplente (2014). Foi professora, vereadora e presidente da Câmara Municipal. Em 2000, foi eleita prefeita e reeleita na gestão seguinte. Concorreu novamente à prefeitura do Novo Gama em 2012, mas não foi eleita.

VALPARAÍSO – Pábio Mossoró (PSDB) – 51,76%

Aos 37 anos, a vida pública de Pabio Mossoró (PSDB) já é extensa. Empresário, foi eleito vereador de Valparaíso em 2012 e, em sua primeira disputa pela prefeitura, saiu vitorioso.

O pecuarista Marcelo Melo (PSDB), 58 anos, foi eleito para o primeiro mandato como prefeito. Marcelo foi deputado estadual e federal. O atual prefeito da cidade, Cristovão Vaz Tormin, recebeu o maior número de votos, mas teve a candidatura impugnada e tenta na justiça reaver a posição.

CIDADE OCIDENTAL – Fábio Correa (PRTB) – 42,40%

O administrador Fábio Correa (PRTB), 57 anos, já foi vereador em 2012 antes de vencer a primeira eleiçãoque participou, para prefeito. Mineiro, morou em Brasília antes de comprar terras no povoado Mesquita, na Cidade Ocidental.

Da Redação com informações do Correio /TSE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here