Será um evento por dia, de 4 a 10 de dezembro, com a temática transparência e controle social

Controladoria-Geral do Distrito Federal vai celebrar o Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro) com uma semana de eventos, de 4 a 10 deste mês.

A programação começa no domingo (4) com o lançamento do Desafio Hacker. A proposta é que, com a colaboração de universitários, os conceitos técnicos, contábeis e financeiros do Portal da Transparência cheguem ao público em uma linguagem menos especializada ou técnica.

No dia 5/12, a CGDF fará uma prestação de contas. É fundamental que a gestão pública reflita sobre seus resultados de modo a avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade por meio de lições aprendidas ao longo da execução de seus projetos. A Controladoria-Geral do Distrito Federal objetiva realizar este processo de maneira aberta à sociedade por meio da devolutiva das atividades, projetos e ações desenvolvidas durante 2016.

No dia 06/12, a Ouvidoria-Geral do DF apresentará o “Balanço OGDF 2016”. Também, serão anunciados os vencedores do 1º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. Lançado em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social – CTCS, tem o objetivo de reconhecer as melhores práticas de ouvidoria realizadas pelos órgãos e entidades do DF.

No dia 07/12 será o anúncio do Índice de Transparência Ativa no GDF, com destaque para os órgãos e entidades públicas do DF que alcançaram nota máxima. O índice foi criado pela Controladoria-Geral do DF para incentivar os órgãos e entidades públicas do DF a atuarem de maneira proativa, e visa mensurar a disponibilidade e o acesso das informações dos órgãos governamentais.

No dia 08/12 será a entrega de relatório, à Secretaria de Educação, das auditorias cívicas feitas em cinco escolas da rede pública do DF. A iniciativa faz parte do projeto “Controladoria na Escola”, que orienta os estudantes, docentes e membros da comunidade escolar a auditarem a escola no que tange à sua estrutura física, gerando um relatório de apontamentos passíveis de resolução. A iniciativa objetiva promover o controle social, a educação ética e cidadã, e o combate à corrupção.

No dia 09/12, será o lançamento do novo Portal da Transparência do Governo de Brasília no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A ferramenta traz numerosas possibilidades aos cidadãos para auferir o desempenho do gestor público.

Encerrando a programação, no dia 10/12, a Controladoria-Geral estará levando a temática combate à corrupção ao Picnik, evento que promove a interação da comunidade do Distrito Federal com as áreas públicas da cidade.

O último evento, no dia 10, será em parceria com o Picnik, projeto que reúne moda, gastronomia, música e outras atrações em áreas públicas da cidade. Na ocasião, a Controladoria-Geral do DF levará informações sobre o tema de combate à corrupção. Começa às 13 horas, na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano.

Programação da Controladoria-Geral do DF em homenagem ao Dia Internacional de Combate à Corrupção
4 de dezembro (domingo)
Às 14 horas
Desafio Hacker Secretaria do Trabalho (Setor Comercial Sul, Quadra 6, Lote 10/11
5 de dezembro (segunda-feira)
Às 10 horas
Prestação de contas da Controladoria-Geral Salão Nobre do Palácio do Buriti
6 de dezembro (terça-feira)
Das 14h30 às 17 horas
Divulgação de balanço anual da Ouvidoria-Geral do DF Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil — OAB/DF (516 Norte, Bloco B Lote 7, Asa Norte)
7 de dezembro (quarta-feira)
Às 15 horas
Anúncio do Índice de Transparência Ativa Salão Nobre do Palácio do Buriti
8 de dezembro (quinta-feira)
Às 15 horas
Entrega de relatório do Controladoria na Escola Salão Nobre do Palácio do Buriti
9 de dezembro (sexta-feira)
Às 9 horas
Lançamento do novo Portal da Transparência Salão Nobre do Palácio do Buriti
10 de dezembro (sábado)
Às 13 horas
Participação da Controladoria-Geral no projeto Picnik Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano)

Mais informações no site www.cg.df.gov.br .

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here