Destes, dois estão internados em hospitais da rede pública, um na rede privada e dois estão em análise domiciliar

Por Redação 

O Distrito Federal tem cinco pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (27/2), em coletiva de imprensa.

A pasta ressaltou que ainda não há nenhum caso confirmado na capital, mas os cinco estão em análise por se encaixarem nas definições de quadros clínicos semelhantes. 

Ao todo, dois moradores do DF estão sendo observados de forma domiciliar, dois estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e um está em uma unidade da rede privada. 

O resultado final dos exames destes cinco casos deve sair ainda hoje, no final da tarde.

Plano de Contingência

De acordo com o Plano de Contingência para a Epidemia da Doença, as unidades receberão pacientes a partir do quadro clínico. No caso de crianças ou adolescentes até 14 anos e grávidas, por exemplo, o Hmib será o hospital de referência para o diagnóstico e o tratamento do novo vírus.

O Hospital de Base ficará responsável pelo acolhimento de pessoas com sintomas mais graves e as chamadas imunossuprimidas – em tratamento de HIV/Aids, de câncer do sangue, gânglios ou ínguas e ainda aqueles que fazem uso de corticoesteróides em doses que possam reduzir reações imunológicas.

“A gente não tem razão nenhuma para ter pânico. Temos hospitais de referência. O plano de contingência é público. Até o momento não temos nenhum caso confirmado. Tivemos alguns casos suspeitos do coronavírus, mas que já foram excluídos do quadro”, disse Ricardo Tavares Mendes, secretário-adjunto de Assistência à Saúde.

Com informações do CB e SES-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here