Por Delmo Menezes

É triste e lamentável assistirmos todos os dias pelos diversos veículos de comunicação, novas operações sendo realizadas pela polícia civil e federal em várias cidades do país.

Aqui em Brasília, alguns anos atrás, podíamos perfeitamente separar a cidade administrativa que concentra os três poderes da federação, da cidade onde moramos, trabalhamos e constituímos nossas famílias. Hoje a situação mudou completamente. Os escândalos de corrupção noticiados pela mídia nacional, agora incorpora a “Brasília que nós vivemos”, e não somente aquela da Esplanada.

A capital da esperança, está mergulhada numa crise de credibilidade tão grande, que está afetando não somente a classe política, mas a cidade como um todo. Empresários aos poucos estão indo embora. O desemprego cresce aceleradamente. As pessoas estão desacreditadas com nossas instituições. Nossos jovens aguardam uma oportunidade para construir sua vida em outras cidades e até mesmo fora do Brasil.

Parece que estamos diante de um buraco sem fundo, em frente uma classe política tão desluzida, onde até as pessoas de boa fé são atingidas, por não compartilhar de episódios degradantes, que nos deparamos no nosso dia-a-dia.

Falar de corrupção- propina-caixa 2- divulgação de áudios-dossiês-grampos, ficou uma  coisa tão comum, tão banalizada, que já não é novidade para ninguém. Quando não é uma nova fase da operação Lava-Jato (já perdi as contas do número de etapas), agora é a política local do Distrito Federal, que mais uma vez toma conta das manchetes e ganha a mídia nacional, com notícias que não deixa nada a desejar, aos mais famosos tabloides londrinos.

Quando não é escândalo no executivo, é no legislativo. A cada dia fatos novos vão surgindo, deixando a sociedade cada vez mais perplexa. E o pior de tudo, são os discursos dos políticos depois de cada operação. É sempre o mesmo pretexto. Alguns pensam que conseguem enganar a população. Aparecem com a maior “cara de pau”, dando entrevistas, afirmando que não sabem porque que estão sendo investigados, e que nunca cometeram nenhuma ilicitude. É uma hipocrisia sem tamanho.

Talvez acreditem que o povo é “idiota”, que conseguem manipular facilmente. Acham que por estarem debaixo de uma imunidade parlamentar ou pelo cargo que exercem, se sentem acima da lei. Não senhores, vocês não estão acima da lei, e o povo de Brasília, evoluiu muito, politicamente. Até mesmo aqueles que não gostam de política, sabem muito bem o que acontece nas tratativas dos bastidores. Muita coisa ainda virá à tona!

A moda de uns tempos para cá, são autoridades usarem a igreja como moeda de troca para conseguirem seus objetivos, que é a eleição. Enganam pessoas simples, com um discurso moralista em nome de Deus. Outros prometem aquilo que é impossível de cumprir para se elegerem a qualquer custo.

Como as regras mudaram, será muito fácil a partir de agora, o eleitor perceber campanhas milionárias e a compra de votos. Isto serve inclusive, para as próximas eleições municipais de outubro de 2016. Isso será assunto para outra oportunidade.

Está na hora de passarmos a limpo a “sujeira” que assola nosso país e nossa Brasília. É utopia, pensarmos que conseguiremos de uma hora para outra. Mas quem sabe, depois de todo “lixo ser removido”, possamos novamente sentirmos orgulhosos de morarmos na capital da esperança de todos os brasileiros. Eu creio, e você?

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here