A crise na Policia Civil do Distrito Federal está longe de ter um fim. A direção geral entra em conflito com o Sindicato que representa a categoria.

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) lamenta que a Direção Geral da Polícia Civil do DF (PCDF) esteja prestes a recuar da decisão de restringir o horário de funcionamento das delegacias circunscricionais.

A medida, adotada pela própria instituição há 20 dias, respalda-se, principalmente, no alto déficit do efetivo – que atingiu um nível histórico nos últimos anos e é responsável pela imensa sobrecarga de trabalho que se instaurou nas unidades.

O Sinpol-DF vem denunciando as consequências da defasagem de recursos humanos há quase três anos. Por isso, os policiais civis aderiram à operação “PCDF Legal”, cujo principal objetivo é dar um basta à situação de sobrecarga de trabalho e desvio de função, prática que se tornou comum no dia-a-dia das delegacias.

A diretoria do Sindicato não vislumbra qualquer condição para a reabertura do plantão das 23 delegacias circunscricionais enquanto a situação do déficit de efetivo da PCDF se mantém inalterada.

Não há recursos humanos suficientes para manter as equipes completas em cada unidade, sobretudo no plantão, sem retomar a situação ilegal de colocar policiais em acúmulo e desvio de função.

Para o Sinpol-DF, retirar policiais civis das investigações mais complexas – como a da operação Drácon e Máfia das Próteses – para suprir a demanda do plantão nas delegacias circunscricionais só trará ainda mais prejuízos à Polícia Civil e à sociedade. Cogita-se ainda a retirada de policiais das delegacias especializadas como a de Roubo de Veículo (DRFV), Roubos e Furtos (DRF) e Drogas (CORD) para serem remanejados para o plantão, paralisando outras tantas investigações em andamento.

Os policiais civis do Distrito Federal não aceitarão trabalhar em uma situação de ilegalidade. O Sinpol-DF, enquanto entidade representativa dessa categoria, buscará por todos os meios para garantir isso. A preocupação que fica é que justamente o órgão que deveria zelar pelo cumprimento da lei e para que os policiais não trabalhem em desvio de função está cobrando a reabertura dos plantões sem condições mínimas.

Até o momento, o sindicato não sabe se foram tomadas ou se serão tomadas medidas que visem garantir o aumento do efetivo, como o retorno dos cerca de 180 policiais civis cedidos a outros órgãos, a volta dos 535 agentes policiais de custódia que estão no sistema penitenciário para a Polícia Civil, a convocação dos 217 aprovados em todas as etapas do último concurso para a Academia de Polícia (última etapa) e abertura de novo concurso para agentes e escrivães.

Para o Sinpol-DF, somente com a adoção de todas essas medidas em conjunto seria possível a abertura das delegacias durante 24 horas. Remanejar policiais civis de outras unidades é insuficiente; é cobrir uma área da polícia – o plantão – e descobrir outra – a investigação.

Da Redação com informações do SIMPOL/DF 

5 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que de imediato, a convocação desses 217 aprovados em todas as fases do concurso é essencial. Até porque, tirar os que estão cedidos ao sistema penitenciário seria destampar outro buraco. Mas, o mais necessário no momento é que o governo Rolemberg resolva a questão o mais rápido possível.

  2. Os poderes não se entendem, mas, se aconchavam, se locompletam com seus próprios venenos… em benefícios próprios… eles têm até tapetes de certas matizes multicores. Você conhece alguns???

  3. O cobertor está curto e a criminalidade só cresce, as cidades também, e de forma desordenada, os poderes não se entendem a ordem e processo de nosso país infelizmente ficou só no nosso símbolo nacional – nossa bandeira; pobre bandeira! Nunca se viu tanta corrupção e desvios de verbas e de condutas; os portugueses e outros ficaram p trás… na rabeira da história apelar agora, só p Deus. País q não tem bom senso e não cuida de curar suas mazelas e de seu povo, tá fadado à miséria e à desgraça da maioria. Sendo que existem infelizmente duas piadas jocosas em nossos símbolos maiores: “ordem e… – e todos são iguais perante a lei” – que lege??? A Lei Divina. Só se for já pensaram nisso???

    • Caramba fazia tempo que não vislumbrava um comentário inteligente como esse!!! Pena que poucos podem absorver a profundidade da exata informação que essas palavras nos remetem!!! Parabéns!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here