Cuidado com sua precipitação: Há um tempo certo para todas a coisas

Por Delmo Menezes

Você se considera uma pessoa paciente? Consegue esperar o que você deseja sem ficar ansioso? Ou você é uma pessoa imediatista que quer as coisas para “ontem”? Segundo o dicionário, uma pessoa imediatista é aquela que não consegue se controlar e quer tudo ao seu tempo, que se comporta sem se preocupar com as consequências de seus próprios atos. Ou seja, é uma pessoa que não consegue esperar porque é movida pela pressa em obter aquilo que se quer. Geralmente tem a tendência em ser direta, ansiosa, impulsiva e impaciente.

O sábio rei Salomão a cerca de 935 a.C, ou seja, a quase três mil anos atrás, escreveu: “Existe um tempo determinado para todas coisas”. Não adianta querermos atropelar o tempo, achando que vamos nos dar bem diante de determinadas situações.

Sabemos que enquanto estivermos neste mundo teremos aflições, ansiedades, medos, dúvidas, porém é necessário entendermos que de nada adianta sermos imediatistas se há um tempo estabelecido para todas coisas. Temos que fazer o melhor e encontrar prazer no que estamos fazendo para desfrutarmos de uma vida tranquila, mesmo diante das intempéries que a vida nos oferece.

Talvez você esteja lendo este texto e dirá: “É porque ele não sabe o que estou passando”. Como é difícil esperar pelo tempo certo, ainda que a palavra nos fale que há um tempo determinado para todas as coisas, sempre existirá dentro de nós uma resistência em compreender e aceitar.

Absolutamente tudo na vida tem a sua hora certa já planejada, preparada e estabelecida detalhadamente, e com isso, não precisamos ficar se preocupando e nem se precipitando em ter ou querer as “coisas” antes da hora, pois tudo acontecerá maravilhosamente em seu devido e mais perfeito tempo.

Uma coisa é certa: em tudo aquilo que fizermos, temos que buscar sempre o equilíbrio, nem mais e nem menos. Um atleta profissional por exemplo, quando começa a correr, geralmente não larga na frente, começa dentro de um tempo pré-estabelecido pelo seu técnico para não se cansar na metade da prova ou nos minutos finais quando irá precisar de muito fôlego para terminar a prova. Assim tem que ser em nossa vida. Não adianta querermos fazer tudo de uma vez, atropelando as etapas e não fazermos nada. Temos que ir queimando fases, estipular metas, objetivos e avançar. Essa pressa toda pode vir a se tornar uma questão quando ela faz com que pulemos etapas.

Uma das características do ser humano é ser imediatista. Você já deve ter ouvido falar, que o “apressado come carne cru”. Somos imediatistas e não gostamos de esperar. A gente se acostumou com a internet rápida, não precisamos esperar os vídeos carregarem, arquivos são enviados em questão de segundos e nossas séries favoritas são assistidas no dia de seus lançamentos em países distantes, já legendadas e em alta qualidade.

Por último, cuidado com sua precipitação. Lembre-se, há um tempo certo para todas as coisas, na hora certa. Tudo tem seu tempo determinado. Não há nada para o acaso, para o talvez. O fracasso de muitos, na busca do prazer e do sucesso, consiste no fato de que há transigências, modos de entender as coisas ou de pretender entendê-las. Temos feito sentir haver para tudo um meio-termo. A falta de discernimento e a impaciência em querer colher os frutos de forma imediata, tem levado pessoas ao fracasso e ao desânimo.

Não adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, mas a natureza humana não é paciente, temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo para todas as coisas.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here