Dr. Gutemberg, presidente do SindMédico-DF. Foto: Agenda Capital

Por Delmo Menezes

Com a desistência de vários candidatos da área da saúde que estavam na disputa por uma das 24 cadeiras na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o médico Dr. Gutemberg (PR) aparece bem colocado nas recentes pesquisas, como uma das apostas para ocupar uma vaga no pleito de outubro.

Gutemberg Fialho é médico ginecologista/obstetra, médico do trabalho, atua em perícias médicas e detém o registro da Ordem dos Advogados do Brasil, com especialização em direito médico. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, representando a Associação Médica de Brasília (AMBr), no período de 2009 a 2014. É membro titular da Academia de Medicina de Brasília, e atualmente está licenciado do SindMédico-DF.

Dr. Gutemberg como é conhecido por seus pares, tem se destacado como um defensor aguerrido do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema público de Saúde do Distrito Federal. Enfatiza que a “promoção da saúde da população depende, em larga escala, de um corpo de profissionais com um forte laço institucional com o serviço público”.

Com a desistência de Frejat a disputa ao GDF, o segmento ficou meio que órfão, e os candidatos da área da saúde, tiveram que rever suas estratégias para se posicionarem bem, principalmente perante os servidores da saúde.

De acordo com analistas políticos ouvidos pelo Agenda Capital, a pulverização de candidatos da Saúde nos últimos anos, fez com que nenhum representante do segmento tenha sido eleito. Na eleição de 2014 o sindicalista Gutemberg Fialho obteve 8.858 votos, ficando na suplência de deputado.

Sempre polêmico em suas declarações, Gutemberg tem alcançado respeito e admiração, como um dirigente sindical combativo na busca de uma saúde de melhor qualidade para a população, e na melhoria das condições de trabalho para os profissionais da área. “Nosso compromisso é com a coletividade e com o resgate da Saúde Pública no DF”, disse Fialho.

Perguntado pelo Agenda Capital em caso de vitória nas urnas, qual seria sua contribuição para melhoria do sistema público de Saúde no DF, Gutemberg afirmou: “Vou continuar fazendo as ações que tenho desenvolvido durante toda a minha história como sindicalista, que é fiscalizar, cobrar, exigir a prestação de uma Saúde Pública de qualidade e condições de trabalho decente para o servidor público”, explicou o sindicalista.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here