Enfermeiro Wellington Antônio da Silva, representante da Chapa 2-Coren-DF.

“Desenvolvemos o nosso plano de gestão, com foco nas ações da Fiscalização da autarquia, que serão rigorosas, no sentido de acolher os profissionais, para que haja melhores condições de trabalho”, diz o enfermeiro Wellington Silva

Por Redação

No dia 08/11/2020, profissionais da enfermagem de todo o DF, escolherão seus representantes no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF) para o triênio 2021/2023. A eleição será por meio virtual através do site votaenfermagem.org.br, com duração de 24hs.

A Chapa 2 representada pelo enfermeiro Wellington Antônio da Silva, promete lutar por melhores condições de trabalho, eliminar a burocracia, diminuir o tempo de espera do profissional aos serviços, congelar e diminuir os valores das anuidades.

Leia a íntegra da entrevista com o representante da Chapa 2, enfermeiro Wellington Silva.

AC – Em tempos de pandemia da COVID-19, quais os principais desafios para a Enfermagem no Brasil?

Chapa 2 – Prestar assistência de qualidade e segurança para todos os pacientes portadores da COVID-19 e, também, aos portadores de outras enfermidades, mitigando o número de mortes e sequelas, restabelecendo a recuperação, com foco na reabilitação de todos eles, objetivando, ainda a preservação da saúde e higidez dos profissionais atuantes na linha de frente, com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de equipamentos e técnicas adequadas, que propicie a estes profissionais de enfermagem, melhores condições de trabalho.

AC – O ensino de má qualidade, principalmente na modalidade a distância tem sido muito questionado no país. De que forma o Coren-DF juntamente com o Cofen podem atuar na fiscalização para melhorar a qualidade do ensino na formação de profissionais de enfermagem?

Chapa 2 – Com certeza o ensino à distância é muito insuficiente, principalmente nas profissões da área de saúde. O Cofen e os COREN’s sempre tiveram e têm posicionamento contrário ao EAD, visto que profissões que tratam da saúde humana, necessitam de contato pessoal e direto com os professores para o aprendizado de teorias e técnicas que são impossíveis de serem absorvidas pelos estudantes à distância. É até mesmo temerária essa modalidade de ensino para futuros profissionais que estão aprendendo a ciência da Enfermagem para atuar em práticas destinadas a recuperação e reabilitação de seres humanos. Com relação à fiscalização de instituições de ensino, existem regramentos do MEC que atribuem competência exclusiva a esse Ministério, quanto a esse quesito. No entanto, no que tange ao Coren-DF, existe ou existia um acordo de cooperação entre a Secretaria de Educação do GDF e o Regional, para realização de fiscalização de escolas de nível médio de enfermagem, as quais formam Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Caso sejamos eleitos para a Gestão 2021/2023, vamos retomar e reforçar esse Termo de Cooperação, no sentido de fomentar a qualidade do ensino de enfermagem do DF.

AC – Como avalia o trabalho realizado pela atual gestão do Coren-DF?

Chapa 2 – No momento do início da Pandemia pelo Coronavírus, em que mais se precisou do Coren-DF, os profissionais ficaram isolados e os funcionários, incluindo a Fiscalização, passaram a atender de forma remota e o Coren ficou fechado por quase 6 meses.

AC – Caso a CHAPA 2 se torne vitoriosa, como será a atuação do Coren pela valorização da Enfermagem?

Chapa 2 – Levando em consideração a função precípua do Conselho, que é fiscalizar, disciplinar e normatizar o exercício da enfermagem, desenvolvemos o nosso plano de gestão, com foco nas ações da Fiscalização da autarquia, que serão rigorosas, no sentido de acolher os profissionais, para que haja melhores condições de trabalho, e no sentido de buscarmos o dimensionamento de pessoal adequado, melhorar as condições técnicas do exercício profissional, a fim de que nós possamos exercer nossas funções com melhor desempenho e segurança. O Coren estará mais presente nas instituições de saúde para acolher verdadeiramente os profissionais de enfermagem. Vamos eliminar a burocracia, diminuir o tempo de espera do profissional aos serviços do Regional, congelar e diminuir os valores das anuidades, além da criação de canal de atendimento para as situações de assédio, opressão, preconceito e discriminação dos profissionais de enfermagem. Vamos atuar juntamente com o Cofen para a aprovação da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para os profissionais da área privada, no âmbito do DF e o estabelecimento do piso salarial e melhores condições de descanso para todos os profissionais.

AC – Qual é o Slogan da CHAPA 2?

Chapa 2 – “Unidos por um Ideal”

AC – Qual o principal compromisso da Chapa 2?

Chapa 2 – Além de fomentar as ações, a participação da Fiscalização da autarquia será presente e permanente nas instituições de saúde, no que tange à prestação de serviços de enfermagem qualificados à sociedade brasiliense, dando total apoio aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Buscaremos, também retomar a parceria e o acordo de cooperação mútua junto aos órgãos competentes, no sentido de fortalecer o Regional em suas ações. Vamos, também, continuar com a realização de diversos cursos de capacitação para os profissionais de áreas assistenciais e administrativas de enfermagem, implantados desde 2012, quando fui Presidente do Coren-DF, o que por conseguinte, diminuirá, certamente o número de processos éticos. Com isso, pretendemos implantar o projeto EDUCA Coren-DF.

AC – A Saúde Pública do DF tem sido alvo de uma série de denúncias por parte do MP, culminando com a prisão de toda a cúpula da Secretaria de Saúde. Na sua avaliação, como o Coren-DF pode contribuir para uma gestão mais eficiente e sem corrupção?

Chapa 2 – Primeiramente, o Coren-DF não participa da gestão da SES/DF. O Coren-DF poderá contribuir para uma gestão de saúde mais eficiente, desenvolvendo o senso crítico dos profissionais de enfermagem, por meio de sua capacitação em relação às políticas públicas de saúde, ao uso adequado de materiais, ao senso crítico.

AC – Suas considerações Finais

Chapa 2 – Em 6 meses você profissional de enfermagem vai poder observar a diferença no nosso conselho de classe. Por isso no dia 08 vote Chapa 2 para o Coren-DF.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here