Um ato realizado hoje (10) no Centro de Estudo e Debates Estratégicos (CEDES), da Câmara Federal, reuniu várias entidades e parlamentares pedindo a oficialização do dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista.  O ato contou também com a participação do deputado Lúcio Vale (PR/PR), presidente do CEDES; o deputado federal Izalci (PSDB/DF);Yurie Batista, representando a União Ciclista do Brasil; Rafael Dorneles, da ONG Bike Anjo; e Renata Florentino, da ONG Rodas da Paz.

O dia 19 de agosto foi escolhido para prestar homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O caso teve grande repercussão nacional e o motorista que o atropelou dirigia em alta velocidade e embriagado.

A presidente da ONG Roda da Paz, Renata Florentino, uma das principais defensoras do direitos dos ciclistas no Distrito Federal, disse que a criação da data será importante para fortalecer ainda mais a cultura do paz, já que 50 mil brasileiros perdem a vida todos os anos no trânsito.

Já o deputado Izalci considera que o oficialização do dia 19 de agosto, como Dia Nacional do Ciclista, será muito importante para ajudar na divulgação da bicicleta como meio de transporte sustentável e viável. “As cidade precisam se adequar a essa nova realidade mundial. As bicicletas não são somente importantes para melhorar a mobilidade urbana, mas também pode ajudar a fomentar o comércio das cidades. Há um mercado grande de serviços voltados para os ciclistas que pode ser explorado”, disse Izalci.

Passeio Ciclístico Roda da Paz

No próximo dia 21 de agosto acontecerá o 14º Passeio Ciclístico da Roda da Paz. O tradicional passeio terá como tema “Todo dia é Dia do Ciclista”. A Concentração acontece a partir das 8h, no Museu Nacional, com saída às 9h, com percurso até a Ponte JK.

Mais informações no site: www.rodasdapaz.org.br

Da Redação

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here