Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos.

Evento contou com a participação das principais entidades médicas do país

Por Delmo Menezes

O auditório do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), recebeu na noite desta sexta-feira (4/7), as principais entidades médicas do Brasil, para prestigiar a posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), para o quadriênio 2019/2023.

A solenidade contou com a presença dos ex-presidentes da FENAM, Dr. Cid Carvalhaes, Dr. Geraldo Ferreira e Dr. Otto Baptista, que prestigiaram a transferência de cargo do Dr. Jorge Darze ao novo presidente, Dr. Gutemberg Fialho.

Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o quadriênio 2109/2023. Crédito: José Roberto Belmont/SindMédico-DF)

Gutemberg afirmou que as ações já desenvolvidas pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) na esfera federal e que reverberam para o resto do país, ganham maior legitimidade agora que ele assume a presidência da FENAM e Carlos Fernando, que é vice-presidente do SindMédico-DF, ocupa a Secretaria Geral da Federação.

O novo presidente, que é também suplente de deputado distrital pelo DF, listou as prioridades da atual gestão da Federação: o sistema de revalidação de diplomas de Medicina emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras; a abertura indiscriminada de cursos de Medicina; a questão da tele consulta, que figura entre os temas abrangidos nas discussões da telemedicina; e a pejotização, situação que coloca em cheque as relações de trabalho do profissional que atua na medicina suplementar.

Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o quadriênio 2109/2023. Crédito: José Roberto Belmont/SindMédico-DF)

Para o secretário-geral da FENAM, Dr. Carlos Fernando, “é uma honra ocupar essa posição nesse órgão tão importante para a nossa categoria. A Fenam tem a responsabilidade de representar a classe médica em instâncias onde os sindicatos de base não são sequer atendidos. Diante de um cenário político de grandes incertezas, é fundamental fortalecermos a nossa Federação”, enfatiza o médico.

Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o quadriênio 2109/2023. Foto: Agenda Capital

Posse da diretoria

Logo após a transmissão de cargo, foram apresentados os integrantes da nova diretoria que compareceram ao evento: o vice-presidente, Dr. Otto Fernando Moreira Baptista; o secretário-geral, Dr. Carlos Fernando da Silva; o diretor de Finanças, Geraldo Ferreira Filho; o diretor de Relações Institucionais e Sindicais, Dr. Jorge Sale Darze; o diretor de Relações Trabalhistas, Robson Paixão de Azevedo; a diretora adjunta Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira; e o conselheiro fiscal Francisco da Silva Leal Júnior.

Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o quadriênio 2109/2023. Crédito: José Roberto Belmont/SindMédico-DF)

Composição da mesa de honra

Compuseram a mesa: Dr. Gutemberg Fialho – novo presidente da FENAM; Dr. Jorge Darze – ex-presidente da FENAM);  o vice-presidente do SindMédico-DF – Carlos Fernando da Silva; a Conselheira Dra. Rosylane Rocha – representante do Conselho Federal de Medicina (CFM); o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Dr. Farid Buitrago; o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr) – Dr. Ognev Cosac; o coordenador do Instituto Brasil de Medicina e vice-presidente da Associação Médica Brasileira na Região Centro-Oeste – Dr. José Luiz Dantas Mestrinho; e o presidente da Academia de Medicina de Brasília (AMeB), Dr. Marcus Vinícius Ramos.

Posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o quadriênio 2109/2023. Crédito: José Roberto Belmont/SindMédico-DF)

Também foi registrada a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Marco Antônio dos Santos; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia. Dr. Flávio Hijima; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. José Carlos de Almeida; do diretor geral da unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, Dr. Gustavo Fernandes; do diretor proprietário do Hospital Santa Marta, Dr. Sebastião Maluf; do ex-presidente da Fenam, Dr. Cid Carvalhaes; do superintendente da Região de Saúde Central do DF, Dr. Luciano Gomes de Almeida; e do grão-mestre do Grande Oriente do DF, Dr. Reginaldo Albuquerqu e da deputada federal Celina Leão.

Composição da diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o período 2019/2023:

Presidente: MARCOS GUTEMBERG FIALHO DA COSTA

Vice-Presidente: OTTO FERNANDO MOREIRA BAPTISTA

Secretário-Geral: CARLOS FERNANDO DA SILVA

Diretor de Finanças: GERALDO FERREIRA FILHO

Diretora de Assuntos Jurídicos: LÚCIA MARIA DE SOUSA AGUIAR DOS SANTOS

Diretor de Comunicação: MARLONEI SILVEIRA DOS SANTOS

Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: JORGE SALE DARZE

Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: ADHEMAR DE FIGUEIREDO NETO

Diretor de Relações Trabalhistas: ROBSON PAIXÃO DE AZEVEDO

Diretor de Benefício e Previdência: VALDIR SHIGUEIRO SIROMA

Diretor de Saúde Suplementar: MÁRCIO COSTA BICHARA

Diretor de Direitos Humano: JOSÉ MARIA ARRUDA PONTES

Segundo Secretário Geral: MANOEL MARQUES DE MELO

Segundo Diretor de Finanças: ANTÔNIO GERALDO DA SILVA

Diretora Adjunta:  FRANSCINE LEÃO RODRIGUES ACAR PEREIRA

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal T1: FRANCISCO DA SILVA LEAL JUNIOR

Conselho Fiscal T2: DALZO LACERDA FILHO

Conselho Fiscal T3: JOSÉ ANTÔNIO ALEXANDRE ROMANO

Suplentes:

Conselho Fiscal S1: ALBERTO TOSHIO OBA

Conselho Fiscal S2: JOSÉ ROBERTO CRESPO DE SOUZA

Conselho Fiscal S3: MAURO MUNIZ PERALTA

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here