Enfermeiro Gilney Guerra, candidato do Avante-DF ao Senado Federal. Foto: Divulgação.

O partido acredita que é preciso avançar para além de polarizações e compromissos firmados para agradar figuras do passado que insistem em permear a política do Distrito Federal

Por Redação

O ex-presidente do Conselho Regional de enfermagem – Coren-DF, enfermeiro Gilney Guerra, foi aprovado pela Executiva do Avante-DF, como candidato da legenda ao Senado Federal para o pleito de outubro deste ano. Inicialmente, Gilney sairia como candidato a Câmara dos Deputados. No entanto, após reunião na quarta-feira (10/08) com a Executiva do Avante que tem como presidente o vice-governador do DF, Paco Britto, o partido resolver lançar o profissional da saúde ao Senado.

A enfermagem do Distrito Federal tem 62.604 profissionais registrados no Conselho da categoria, sendo os mesmos conhecidos como os ‘heróis do combate à pandemia da Covid-19’. 

AVANTE

Conforme decidido por maioria em reunião com a Executiva do partido, foi aprovado que o Avante-DF irá compor a coligação majoritária para senado com os partidos: MDB, PP, PL, AGIR, SOLIDARIEDADE, AVANTE, PROS e PTB, que tem como candidata Flavia Peres Arruda. Nesse item o partido não fará doação do tempo de TV, para ser aproveitado pela candidata ao senado, sendo reservado ao partido ou devolvido ao TSE.

De acordo com a Ata do Avante, a maioria da Executiva decidiu que os partidos proporcionais poderão apoiar candidatos a presidente da república e a senador.

O Avante acredita que é preciso avançar para além de polarizações e compromissos firmados para agradar figuras do passado que insistem em permear a política do Distrito Federal, em um continuísmo conseguido a base de liminares da justiça na perpetuação do poder e que Guerra seria um político com ações humanizadas na política e não um profissional da política. 

Militante da Saúde

Militante pelas causas da saúde pública e ativista pela Enfermagem, Gilney esteve na diretoria do Cofen na linha de frente no enfrentamento da pandemia. Atuou como gestor no comitê de crise do Conselho Federal gerenciando questões inerentes às crises relacionadas à COVID-19.

Participou de inúmeras reuniões junto ao Ministério da Saúde. Idealizou com o então Presidente do Cofen Manoel Neri, a compra de máscara N95 e a logística de distribuição, no pico da pandemia, quando os profissionais estavam desprotegidos e o mercado escasso.

Foi peça fundamental na luta pelo piso salarial da Enfermagem. Esteve em vários momentos épicos desta luta, desde reuniões com parlamentares a movimentos de rua.

Sobre Gilney Guerra

Natural de Alcobaça-Bahia, graduado Bacharel em Enfermagem em 2005, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (2008), Auditoria e Gestão em Saúde pelo Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica (2010).

Atuou como Enfermeiro Auditor na Confederação das Cooperativas Médicas do Centro Oeste e Tocantins, gerenciou o serviço de Enfermagem do Centro Integrado de Atenção à Saúde de Valparaíso de Goiás, é Servidor Público da SES-DF e Docente do Centro Universitário do Planalto Central – UNICEPLAC e Faculdade de Ciência e Educação Sena Aires – FACESA.

Entre os Prêmios e Títulos honoríficos relevantes, recebeu três Moções de Louvores pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal em 2014,2017 e 2022. Título de Cidadão Honorário de Valparaíso de Goiás em 2011. Presidiu o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal no triênio de 2015-2017. Atualmente é Conselheiro Federal e Diretor Financeiro – Primeiro Tesoureiro, do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, licenciado para concorrer às eleições de 2022.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here