Bispo Renato Andrade, administrador regional de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Você precisa contar muito com a equipe que trabalha na Administração, com cada líder comunitário, com cada pessoa da nossa cidade de Taguatinga, diz Bispo Renato.

Por Delmo Menezes

Bispo Renato Andrade dos Santos, duas vezes eleito deputado distrital, mineiro, advogado por formação e pastor evangélico. Casado com Maria das Dores há mais de 20 anos, aos 18 anos de idade, ingressou no serviço público para realizar este sonho. Em sua vida na política, foi administrador regional, Secretário de Estado e Deputado Distrital.

Como deputado distrital, contribuiu para aprovação da regularização fundiária dos templos religiosos e instituições de assistência social, a lei que regulamenta os Food Trucks, o tratamento da epilepsia na rede pública de saúde, a lei que combate as pichações, dos 30 minutos para sair de estacionamentos e a lei dos papa-lixos, totalizando mais de 30 leis em vigor no DF.

Na Câmara Legislativa, destinou recursos para grandes investimentos, principalmente nas áreas da saúde e educação. É um forte defensor do servidor público. Para Bispo Renato, “a prioridade máxima deve ser a continuidade do trabalho que iniciou há muitos anos, mesmo antes de ingressar no serviço público”.

Jornalista Delmo Menezes, Bispo Renato Andrade e o chefe de gabinete da Adm. de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva. Foto: Agenda Capital

Leia a íntegra da entrevista exclusiva concedida ao portal de notícias Agenda Capital.

AC – O senhor já ocupou vários cargos no primeiro escalão do governo como, secretário do Entorno, secretário do Trabalho, secretário de Relações Parlamentares, Administrador Regional, dentre outros. Com sua vasta experiência qual a contribuição que pode dar a Taguatinga, cidade onde mora?

Bispo Renato – Em primeiro lugar ninguém trabalha sozinho. Você precisa contar muito com a equipe que trabalha na Administração, com cada líder comunitário, com cada pessoa da nossa cidade de Taguatinga. Eu só sei trabalhar em grupo, em equipe, e a gente espera as melhores coisas para Taguatinga, mesmo porque hoje temos em andamento a maior obra, que é o Túnel de Taguatinga, a via de captação de águas pluviais que será a segunda maior obra, a via de recapeamento da Hélio Prates inteira ligando Taguatinga até a Fundação Bradesco em Ceilândia, a troca de asfalto das vias de Taguatinga Sul, além de projetos para o ano que vem como a revitalização da Avenida Comercial e Samdu. Tenho absoluta certeza de que Taguatinga será a mais bela cidade do Distrito Federal.

AC – Um mês à frente da Administração de Taguatinga, quais os principais desafios para a cidade?

Bispo Renato – Unir a população de Taguatinga em um só propósito. É claro que cada um quer lutar por melhorias no seu bairro, na sua quadra, mas nós precisamos lutar por Taguatinga como um todo. A ideia é unir o conjunto de todas as pessoas para o bem comum voltado para a cidade. Mesmo porque é a mais importante cidade do DF, depois do Plano Piloto. Daqui nasceram tantas cidades como Águas Claras, Vicente Pires, e por aí a fora. É claro precisamos voltar a aquecer a economia da cidade, especialmente a avenida comercial norte e sul, torná-los comércio competitivo, dentro da nossa cidade.

AC – Tendo em vista que os recursos são cada vez mais escassos, o senhor pretende fazer parcerias com a iniciativa privada para implementar projetos para a cidade?

Bispo Renato – Com certeza. Já percebi nesse pouco tempo como administrador, que o nosso empresário quer participar. Eu poderia citar alguns pontos como a QI de Taguatinga (setor de indústria). Lá quem está fazendo as calçadas são os empresários. Quando você vem para o centro de Taguatinga, eles querem fazer a parte deles. Na praça do DI fui procurado por alguns empresários que querem ajudar na revitalização. É importante a parceria dos empresários locais, e a gente quer, eles querem e com certeza a cidade sai ganhando. Vamos construir um novo tempo através dessas parceiras.

Entrevista com o administrador de Taguatinga, Bispo Renato. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

AC – A Praça do Relógio, que é um símbolo da cidade, está mais limpa, porém ainda se nota muita prostituição e drogas principalmente à noite. O que a administração pretende fazer para melhorar ainda mais este local?

Bispo Renato – A administração vai trabalhar voltada para segurança no centro da cidade. Houve muitos relatos de assaltos, roubos e vários tipos de crimes. Então, a administração em parceria com as forças de segurança da cidade, vai fazer um trabalho de conscientização e também é claro, de combate a criminalidade de uma forma intensa, oferecendo às pessoas que estão em situação de rua, a oportunidade de procurar alguma colocação, um lugar onde eles possam estar se estabelecendo, ou quem sabe, preparar essas pessoas junto com o  Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e a Secretaria de Desenvolvimento Social, a oportunidade delas voltarem aos seus estados de origem. E aí para o próximo ano, quando as obras do túnel de Taguatinga já estiverem sendo concluídas, o centro de Taguatinga será um dos mais belos lugares do Brasil.

ACA Justiça do DF considerou inconstitucional o projeto de lei da Câmara Legislativa do Distrito Federal que determinava ao GDF realizar eleições para a escolha de administradores regionais. O senhor é contra ou a favor de eleições direta para administrador?

Bispo Renato – Em primeiro lugar o governo do Distrito Federal é favorável. E se eu estou no GDF e faço parte da equipe do governador Ibaneis, eu penso como ela pensa. E prova disso foi que ele enviou a CLDF este projeto de lei para escolha dos administradores regionais. Então meu posicionamento é o mesmo do governador Ibaneis.

AC – Muitos empresários estão reclamando dos transtornos em relação ao Túnel de Taguatinga, que está afetando consideravelmente as vendas do comércio. De que forma a administração pode ajudar a minimizar estes impactos?

Bispo Renato – Nós entendemos os empresários de Taguatinga, e achamos que eles têm toda razão. Porém, estamos fazendo as melhorias necessárias para que eles tenham o menor impacto possível. Estamos estudando junto a Secretaria de Mobilidade e o DETRAN, a transferência de algumas linhas de ônibus da av. das Palmeiras para outro ponto da cidade, para que haja maior número de pessoas em outros locais, e com isso proporcionar o aquecimento do comércio. Também está sendo estudada a mudança do trânsito no centro da cidade. Mas a visão hoje é que teremos um transtorno por um ano, depois ganharemos para os próximos 20 anos.

Bispo Renato pretende transformar Taguatinga na melhor cidade do DF para se viver. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

ACComo secretário parlamentar o senhor foi muito elogiado até mesmo pela oposição na condução dos projetos de inciativa do Executivo. Qual a importância de o governo ter pessoas que conhece os trâmites da Casa na condução deste processo?

Bispo Renato – Tenho que agradecer ao governador Ibaneis pela oportunidade de passar um ano e oito meses a frente da Secretaria de Relações Parlamentares. Eu nunca tive problema com a oposição, muito pelo contrário, são grandes amigos, votaram cerca de 90% dos projetos do Executivo. Os deputados da base governista a gente não teve dificuldade. Então não foi um problema de relação entre eu e os deputados distritais de uma maneira geral. Conseguimos aprovar cerca de 93% dos projetos que chegaram a Câmara Legislativa, inclusive temas polêmicos que foram aprovados ao longo deste ano. Eu posso garantir que no período em que lá estive como secretário de relações parlamentares, não houve o famoso “toma-lá-dá-cá”. Os deputados que votaram, foram com a consciência daquilo que era o melhor para o Distrito Federal.

ACO senhor pretende se reunir com as lideranças religiosas para apresentar sugestões em relação as diversas demandas que chegam todos os dias?

Bispo Renato – Eu vou atender o segmento evangélico, mas também vou atender os católicos, os sem religião, porque quando eu assumi a Administração de Taguatinga, não é segredo pra ninguém que sou pastor evangélico há quase 40 anos, mas me tornei administrador de todos. Na nossa administração, todos serão atendidos. Assim que for possível, quero visitar todas as lideranças da nossa cidade.

ACE o projeto político para 2022. Vai concorrer a uma vaga na CLDF ou pretende alçar voos maiores?

Bispo Renato – O meu projeto político no momento é fazer de Taguatinga a melhor cidade do Distrito Federal para se viver. Taguatinga se torna minha prioridade nesse momento. Não penso nas eleições de 2022, que aliás está muito longe. Penso no hoje que é construir o melhor para nossa cidade.

AC – O que a população de Taguatinga pode esperar de sua gestão?

Bispo Renato – Peço a população de Taguatinga que nos dê a oportunidade de trabalharmos juntos de mãos dadas para que a gente possa fazer da nossa cidade o que nunca foi feito. Porque quem faz de fato não é o administrador e sim a população que conhece os problemas da cidade, e juntos faremos com certeza o melhor.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here