Depois de várias negociações, os deputados chegaram a um entendimento em torno da data definitiva para eleição do sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. Segundo Beto Mansur (PRB-SP), 1º secretário da Casa,  após intensas conversas e negociações por telefone, o presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA), marcou a votação para quarta-feira (13), a partir das 16h.

Um fato importante que praticamente passou desapercebido por todos, é que nas eleições para Presidência da Câmara, que acontecerá nesta quarta-feira (13) à tarde, na prática, o eleito será o “vice-presidente da República”, e nos impedimentos eventuais do presidente em exercício Michel Temer, assumirá a Presidência, caso a presidente Dilma não reassuma.

Os candidatos Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Fernando Giacobo (PR-PR), levam vantagem sobre os demais concorrentes. Rosso deverá oficializar sua candidatura nesta terça-feira (12), e conta com o apoio do chamado “centrão”, além de importantes nomes do PMDB e até mesmo do Partido dos Trabalhadores (PT). O líder do PSD na Câmara, ganhou popularidade quando foi eleito presidente no processo de impeachment da presidente Dilma. É considerado aliado de Temer.

Os deputados Fernando Giacobo (PR-PR) e Heráclito Fortes (PSB-PI) formalizaram as suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados na Secretaria-Geral da Mesa nesta segunda-feira (11). A expectativa é de que o número chegue a cerca de 16 nomes até o dia da votação.

Até a semana passada, Fausto Pinato (PP-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG) haviam se inscrito. Espera-se para esta terça-feira (12) o registro oficial da candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Beto Mansur (PRB-SP), que já anunciaram as suas candidaturas.

A eleição para Presidência da Câmara, não deixa de ser anômala, uma vez que o vencedor terá poucos meses de mandato pela frente, no meio de um processo de impeachment e às vésperas das eleições municipais.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here