Foto: Reprodução

Por Redação

O Ministério da Saúde através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) realizará no dia 10/08 no auditório Emílio Ribas, a sessão do Ciclo de Estudos da SVS, com a participação da Dra. Georgina Peacock, do National Center on Birth Defects and Development Disabilities, Center for Disease Control and Prevention (CDC / USA), para apresentar os resultados do estudo ZODIAC (Zika Outcomes and Development in Infants and Children), conduzido na Paraíba e Ceará com apoio de equipes locais e do Ministério da Saúde.

O objetivo da pesquisa é realizar uma investigação de acompanhamento da saúde e desenvolvimento de crianças no nordeste do Brasil que foram notificados à vigilância nacional com microcefalia no nascimento.

Foram avaliadas dezenove crianças com microcefalia ao nascimento e as evidências laboratoriais da infecção pelo Zika Vírus utilizando avaliações clínicas, entrevistas com cuidadores e revisão de prontuários médicos. No acompanhamento (idades de 19 a 24 meses), a maioria dessas crianças apresentaram comprometimento motor grave, distúrbios convulsivos, anormalidades auditivas e visuais e dificuldades para dormir.

De acordo com a Dra. Elisete Duarte, Coordenadora Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços – CGDEP do Ministério da Saúde, foi possível identificar vários desfechos específicos, como comprometimento motor severo e resposta visual e auditiva prejudicada a estímulos, que afetam a maioria das crianças com evidência de infecção congênita por Zika Vírus e Microcefalia, que se tornam mais aparentes à medida que essas crianças envelhecem. Também foi possível verificar que aproximadamente três quartos das crianças pequenas afetadas pela infecção do vírus Zika, tiveram pelo menos três dos resultados especificados.

Serviço:

Data: 10/08/2018

Horário: 15 às 17h

Local: Auditório Emílio Ribas – Ed. Sede do Ministério da Saúde

Abertura: Dr. Osnei Okumoto – Secretário de Vigilância em Saúde – SVS

Da Redação com informações da SVS/MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here