Ex-governador do DF, Joaquim Roriz

Por Caio Barbieri

O ex-governador Joaquim Roriz (sem partido) deixou o hospital na noite desta quarta-feira (21/3). A informação foi confirmada a reportagem por uma das três filhas do político, a ex-deputada federal Jaqueline Roriz (PMN). Ele foi internado na última terça (20), no Hospital Home, na Asa Sul, após ter quadro de enjoo e desconforto estomacal. O diagnóstico foi de úlcera em estágio inicial.

Roriz recebeu alta e continuará com acompanhamento rotineiro em casa, no Park Way, devido ao seu quadro debilitado. O ex-governador, com 81 anos, é doente renal crônico e sofre de diabetes, doença que motivou a amputação de dois dedos do pé direito e, em seguida, de parte da perna direita.

Segundo laudo médico recente, Joaquim Roriz tem síndromes demencial de etiologia mista, de Alzheimer e vascular em estágio grave, com intensa repercussão sobre sua autonomia.

Por isso, no mês passado, por decisão judicial, o político deixou de responder ao processo que trata de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o Edifício Monet, em Águas Claras. O juiz substituto da 2ª Vara Criminal de Brasília, André Ferreira de Brito, homologou o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) que atestou a insanidade mental de Joaquim Roriz.

Saúde controlada
Apesar do quadro, pessoas ligadas ao ex-governador afirmam que ele permaneceu consciente durante a recente internação no hospital e sua saúde é estável.

No mês passado, circulou no meio político rumores de que o estado de saúde de Roriz havia piorado e ele não resistira. Quem desfez o mal-entendido foi Jaqueline Roriz, que tranquilizou amigos e correligionários do ex-governador: o pai passava bem e repousava em casa.

Da Redação com informações do Metrópoles

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here