Ex-secretário de saúde, Rafael Barbosa. Foto: Agenda Capital

Por Delmo Menezes

O ex-secretário de saúde Rafael Barbosa (sem partido), está de volta ao Hospital de Base do DF (HBDF), onde se tornou especialista em transplante de órgãos. Esta semana reassumiu o seu trabalho como médico da Central de Captação de Órgãos do DF, que funciona no HBDF.

Rafael Barbosa, é médico nefrologista lotado no hospital de Base, e como secretário de saúde, colocou o DF na dianteira dos transplantes de órgãos no país. Na SES, implantou os transplantes de fígado, medula óssea e pulmão, além de ampliar os serviços de rim, coração e córneas, tornando-os referência no país.

rafael-barbosa2.Em 2013, o Distrito Federal foi a unidade da federação com maior números de doadores por milhão de pessoas (33 dpp). Para se ter uma ideia, a cidade mais desenvolvida em transplantes do mundo é Madri (Espanha), que tem a média de 36 dpp. Neste período, o DF bateu todos os recordes em transplantes de coração, rim e córnea, e ainda realizou o primeiro transplante de medula óssea da capital.

Além da carreira acadêmica brilhante como médico nefrologista, Rafael Barbosa, desempenhou vários cargos de gestão na área de saúde, dentre eles, Diretor Geral do Hospital de Base, Diretor Executivo da extinta Fundação Hospitalar do DF, Coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Diretor Adjunto da Anvisa e Secretário de Saúde do DF.

Da Redação do Agenda Capital

6 COMENTÁRIOS

  1. sou sua tia irmã de josé gilberto mariz, estou na cidade de angicos no RN. fazendo o curso de engenhária na universidade federal do semi árido (ufersa). campus angicos RN. parabéns Rafael, lhe vir em caicó, quando seu pai veio visitar, os parentes e trazia você garoto.estou com 57 anos.

  2. Sê Rollemberg fosse um pouco inteligente nomearia Rafael Barbosa secretário de saúde , quem sabe ele fizesse algo em menos de dois anos, coisa que esses incompetentes que passaram na SES não fizeram

  3. Na gestão dele teve muitas nomeações, as UPAs tinham pediatra, tinha a carreta da mulher para fazer preventivo e tudo na saúde era melhor. Agora está um caos. O governo Rollberg além de não fazer nada, só sabe destruir o que o Rafael Barbosa e outros secretarios fizeram anteriormente.
    Sinceramente não entendi a que veio o governo Rollberg.

  4. Isso so demonstra a incapacidade desse governador de gerir uma cidade como Brasília a saúde está muito pior. Parabéns Rafael e que o atual governo possa se espelhar na sua gestão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here