Senador eleito Izalci Lucas (PSDB). Foto: Divulgação

Izalci confirmou que Ibaneis conta com seu apoio e que antes mesmo da campanha, já havia sinalizado uma parceria

Por Delmo Menezes

O candidato eleito ao Senado, Izalci Lucas Ferreira (PSDB), 62 anos, após três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, conquista uma vaga ao Senado com 15,33% (403.735) do total de votos. O presidente do diretório regional do PSDB, terá o advogado Luís Felipe Belmonte (PSDB), como seu 1º suplente.

Apesar de todas as pressões que sofreu com a rebelião de alguns “tucanos” como Maria de Lourdes Abadia, Izalci sempre acreditou que o povo estava do seu lado. Foi criticado por correligionários rebeldes, que o pressionaram a deixar a presidência do partido, porém permaneceu firme. Contrariando todas as previsões, Izalci se manteve por mais 06 meses à frente do diretório regional no DF.

O parlamentar também deu a volta por cima quando foi anunciado pré-candidato ao GDF na chapa composta por PSD, PRB, PPS, SD, Podemos e PSC. Foi preterido pelo grupo encabeçado pelo senador Cristovam Buarque (PPS), que em nome de uma suposta “união” (que nunca houve), preferiu Rogério Rosso (PSD). Contrariando todas as expectativas, Izalci saiu candidato ao Senado, alcançando uma esmagadora votação, enquanto todos os seus opositores amargaram derrota nas urnas.

Nesta entrevista exclusiva ao Agenda Capital realizada nesta quarta-feira (17), o senador manifestou apoio ao candidato ao governo do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e a Jair Bolsonaro (PSL) a Presidência da República.

De acordo com o parlamentar, o candidato Bolsonaro caso seja eleito, vai precisar muito do seu apoio no Senado Federal. Sobre o advogado Ibaneis, Izalci confirmou que o emedebista já conta com seu apoio e que antes mesmo da campanha, já havia sinalizado uma parceria, só não se concretizando por motivos alheios a sua vontade.

 Leia a entrevista:

AC – O senhor conseguiu uma votação histórica para o Senado, obtendo 403.735 votos, desbancando o senador Cristovam. Isto lhe motiva no seu projeto ao GDF?

Izalci – Independente desta votação que o povo do DF nos concedeu, já tínhamos esta pretensão. Já manifestei o meu apoio e do meu grupo ao candidato Ibaneis Rocha. Temos que avaliar bem daqui a 04 anos como estará a situação do governo. Caso de fato se confirme a sua vitória e se o governo estiver bem, não há motivos para não continuar ajudando.

AC – Pesquisas apontam que o candidato Ibaneis Rocha (MDB), está muito próximo da vitória. Como será sua relação em um eventual governo Ibaneis?

Izalci – Importante é ajudar a cidade que eu tanto amo. Temos uma boa relação com o Ibaneis, chegamos a ter um excelente entendimento antes mesmo da campanha. Faltou pouco para fazermos uma coligação. Se dependesse somente de nós dois, teríamos feito esta parceria. Quero ajudar a cidade e já manifestei desde o início apoio a ele. Somos radicalmente contra o governo atual, e com certeza teremos uma boa relação. Estou disponível para poder ajuda-lo.

AC – O candidato Ibaneis tem declarado nas entrevistas que é contra a reeleição. O senhor é contra ou a favor?

Izalci – Também acho que a reeleição não foi uma boa. Temos que ampliar o mandato para 05 anos. Esta é uma matéria que vamos discutir agora no Congresso. Sou contra a reeleição, porém o mandato tem que ser no mínimo 05 anos.

AC – O seu partido o PSDB diminuiu bastante nestas eleições, perdendo quadros importantes que não conseguiram a reeleição. O que foi que deu errado?

Izalci – O PSDB vai ter que fazer uma autocrítica e tomar outro rumo. Temos que estar mais próximo do povo. Ficamos muito distante da população. O povo quis mudança e o PSDB acabou perdendo muito com isso. Temos que fazer uma reestruturação e olhar pra frente. Temos bons quadros e creio que podemos nos reerguer, porém o partido terá que fazer uma mudança completa de ação.

AC – Pesquisa que foi divulgada recentemente, aponta o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 71,2 % das intenções de voto no DF. O senhor vai apoiá-lo?

Izalci – Sim sou Bolsonaro desde “criancinha”, (risos). Estamos firmes com Bolsonaro agora no segundo turno. Ninguém trabalhou para tirar o PT mais do que eu nos últimos anos. Na medida do possível vou ajudá-lo.

AC – Caso Bolsonaro seja eleito, o PSDB vai participar do governo ou se manter independente?

Izalci – Eu particularmente tenho boa relação com o Bolsonaro. Somos colegas aqui na Câmara dos Deputados. Temos que ver a questão partidária. Eu quero ajudá-lo. Ele vai precisar de muito apoio no Senado e no Congresso, e eu estou disposto a apoiá-lo no que for possível.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here