Foto: Reprodução

É Grande a possibilidade de um renomado pneumologista que faz parte do quadro da Secretaria de Saúde, lotado no HRAN, assumir a Secretaria de Saúde do DF

Por Coluna Eixo Capital / Agenda Capital

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai denunciar, na próxima semana, os investigados da Operação Falso Negativo que estão presos preventivamente. Eles devem responder pelos crimes de fraude à licitação (artigos 90 e 96 da Lei 8.666/93), lavagem de dinheiro, contra a ordem econômica, por formação de cartel, organização criminosa e corrupção.

Os crimes, segundo os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Procuradoria-Geral de Justiça do DF, estão relacionados à compra de testes de covid-19 a preços superfaturados com o consequente prejuízo de mais de R$ 18 milhões aos cofres públicos. Entre os alvos, está o secretário afastado de Saúde Francisco Araújo Filho (foto). Justamente por isso, a denúncia será ajuizada no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), onde o secretário tem foro para ações criminais, a não ser que ele seja exonerado até lá.

Mais segurança na Saúde

Interlocutores do governo apostam que Ibaneis Rocha pode nomear um delegado da Polícia Federal para a Secretaria de Saúde, porém um nome do quadro da SES-DF está no radar do Buriti.

Siga o dinheiro

R$ 133.703.926,01

É o montante estimado em pregão eletrônico para contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza, higienização, conservação, asseio e desinfecção hospitalar nas unidades da Secretaria de Saúde do DF.

Decisão tomada

Francisco Araújo Filho não volta mais para a Secretaria de Saúde. O interino Osnei Okumoto também está de passagem. O governador Ibaneis Rocha (MDB) viajou ontem para Uberaba (MG), onde tem fazenda, para amadurecer a decisão que, a princípio, está tomada. Há também a possibilidade de um renomado pneumologista que faz parte do quadro da Secretaria de Saúde, lotado no HRAN, assumir o posto. Na manhã deste sábado (5), interlocutores do governador estão sendo acionados neste sentido.

*Da Redação do Agenda Capital e CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here