Flamengo e Grêmio jogam nesta quarta-feira às 21h30 no Maracanã pela semifinal da Libertadores. Foto: Reprodução

Palco da semifinal da Libertadores, Maracanã se veste de vermelho para Flamengo x Grêmio

Por Redação*

É decisão! Flamengo e Grêmio fazem o segundo jogo da semifinal da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira (23), às 21h30, no Maracanã. Os dois times decidem uma vaga na final da Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30, no Maraca. Depois do empate por 1 a 1 em Porto Alegre, o Rubro-Negro avança com um 0 a 0 ou qualquer vitória simples. Novo 1 a 1 leva o jogo para os pênaltis.

Em trabalho em conjunto com o Flamengo, os Órgãos de Segurança, a Prefeitura e o Governo do Estado prepararam uma série de iniciativas com o objetivo de melhorar o acesso do torcedor ao estádio. Para o jogo haverá bloqueios de rua, barreiras de verificação de ingressos e o dobro de efetivo de segurança normalmente feito em jogos com apelo menor. Serão 800 policiais militares e 346 guardas de trânsito.

A empolgação nas ruas é grande desde o início da manhã desta quarta-feira. Camisas colorem o Rio de Janeiro de vermelho e preto desde as primeiras horas do dia da decisão.

Flamengo e Grêmio pode ter muita coisa em comum, como a administração financeira exitosa, ataques com mais de 100 gols no ano e disputa pelo status de ‘melhor time do Brasil’. Mas quando o assunto é uso do time titular, cada um fica no canto oposto. Adversários hoje (23), na semifinal da Libertadores, os dois clubes aplicam estratégias completamente diferentes para lidar com o desgaste do calendário apertado.

A segunda partida da semifinal da Libertadores entre os brasileiros começa às 21h30 (horário de Brasília). Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Porto Alegre, o Flamengo joga até pelo placar sem gols. O Grêmio precisa vencer ou obter escore igual a partir de dois gols.

A cultura de Fla e Grêmio em relação ao uso de titulares fica cristalina quando os números são colocados na mesa. No segundo semestre, o Rubro-Negro disputou 25 partidas e atuou apenas uma vez com equipe mista. Nunca mandou a campo uma formação completamente reserva.

Somente diante do São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, titulares foram preservados. Três nomes do time considerado ideal ficaram no banco, mas entraram no decorrer do jogo. No mais, somente suspensões ou lesões forçam Jorge Jesus a mudar a formação.

“Minha cultura não é essa de poupar. E os jogadores provam domingo a domingo. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta e sábado. Domingo é para correr. Se tivermos jogadores com sinais de lesão, aí é outra coisa”, disse o português.

Depois da Copa América, o Flamengo acumula 17 vitórias, seis empates e duas derrotas. Aproveitamento de 76%, somando Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Vale lembrar que Jesus assumiu o comando do time diante do Athletico, em 10 de julho, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

O Grêmio jogou duas partidas a mais que o Flamengo no mesmo período [foram os duelos com o Athletico, na semifinal da Copa do Brasil]. Renato Gaúcho usou os titulares em 18 dos 27 jogos disputados pelo clube gaúcho. O aproveitamento geral gremista após a Copa América é de 58%, mas o número salta para 68,5% quando são computadas apenas as vezes em que os titulares entraram em campo.

“Eles não pouparam por estar brigando na ponta da tabela. Eles buscam ser campeões do Brasileiro”, resumiu Alisson. “O Grêmio foi um dos únicos clubes a jogar três competições ao mesmo tempo e o jogador não é robô. Não adianta eu botar em campo, ele estar cansado e não fazer o que a gente quer. Ainda tem o risco de lesionar. É impossível usar sempre o mesmo time”, reiterou Renato ao tratar do uso de reservas no Brasileirão.

Flamengo – técnico: Jorge Jesus

Dúvidas rubro-negras, Rafinha e Arrascaeta foram relacionados. Mas só o lateral-direito, que passou por cirurgia no rosto, deve começar o jogo. Recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, o meia uruguaio a princípio estará no banco e só deve entrar em caso de urgência. Em seu lugar, a tendência é que Vitinho seja mantido, e Reinier fique como opção para o segundo tempo.

  • Desfalques: Lucas Silva e Berrío;
  • Pendurados: Bruno Henrique.

Grêmio – técnico: Renato Gaúcho

Em busca de mais uma final de Libertadores, o time gremista sofrerá alterações em relação ao escalado na Arena. Geromel retorna na defesa, Maicon reforça o meio-campo e Léo Moura entra na lateral direita. Com a fissura de Luan no pé direito e a provável ausência de Jean Pyerre, ainda em transição após a recuperação de lesão muscular, Michel assume a vaga e fecha mais o meio-campo.

  • Quem está fora? Luan, Leonardo, Felipe Vizeu e Marcelo Oliveira;
  • Pendurados: Kannemann e Jean Pyerre.

Arbitragem

O trio é argentino. Patricio Lostau apita o jogo, auxiliado por Diego Bonfa e Gabriel Chade. No comando do VAR, o brasileiro Raphael Claus com os assistentes Braulio Machado e Alexander Guzman.

A TV Globo transmite ao vivo para todo Brasil a partida Flamengo e Grêmio a partir das 21h15.

Da Redação com informações do GE e UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here