Foto: Reprodução

O governador Ibaneis Rocha anunciou também imunização para grupos de médicos, odontólogos e farmacêuticos dos hospitais privados

Por Redação 

Com a chegada de novas doses, vacinação para este público começará já na próxima semana, garante o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

O chefe do Executivo confirmou que a vacinação contra covid-19 será ampliada para idosos a partir de 69 anos já a partir de segunda-feira (22). Neste sábado (20/3), mais 48 mil doses da vacina chegaram à capital, o que permite, segundo o chefe do Executivo, abranger mais faixas etárias na campanha de imunização local.

“Recebi há pouco um documento do Ministério da Saúde garantindo que teremos a quantidade necessária de imunizantes para a aplicação da segunda dose. Com isso, usaremos as vacinas que temos disponíveis para iniciarmos a imunização dos grupos com 69 anos ou mais a partir de segunda-feira”, afirmou Ibaneis.

A Secretaria de Saúde do DF informou ao Agenda Capital que a vacinação para os idosos com 69 anos será a partir das 13h. Já para quem tem 70 anos acima, o horário permanece o mesmo, ou seja, a partir das 08 horas.

A expectativa do governo é que o atendimento por faixa etária siga até que se alcance o público de 65 anos. A partir daí, o governador conta com uma aceleração na entrega de vacinas por parte do Executivo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para começar a vacinar a população em geral.

Ibaneis também afirmou que o governo tem acompanhado diariamente o estoque de oxigênio na capital federal. Segundo ele, o DF utiliza, hoje, apenas pouco mais da metade do total contratado para abastecer a rede pública de saúde. São 360 mil litros do insumo usados por mês, enquanto o contrato prevê quase 600 mil litros.

Por precaução, o GDF está licitando a compra de cinco usinas próprias para a produção de oxigênio, ainda de acordo com Ibaneis. Em São Paulo, neste fim de semana, já há relatos de escassez no insumo, essencial para o tratamento de doentes graves da covid-19.

Esta semana, o governo federal fechou contrato com Janssen e Pfizer para compra de 138 milhões de doses das vacinas das duas fabricantes. As primeiras unidades dos imunizantes provenientes do consórcio Covax Facility também chegaram ao país.

Da Redação do Agenda Capital e CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here