Mesmo contra a vontade dos servidores e correndo o risco de não ser aprovado, projeto de Lei que pretende melhorias no processo de qualificação de organizações sociais é protocolado na Câmara Legislativa

A implantação das Organizações Sociais, as chamadas “OSs”, que é um dos assuntos mais polêmicos dos últimos meses, vem agora com nova “roupagem”, através do programa “Brasília Saudável”.

O governo do Distrito Federal, pretende através do programa “Brasília Saudável”, fortalecer a atenção primária no DF. Para alcançar a meta estipulada pelo programa, de ampliar a cobertura em centros de saúde e unidades de pronto-atendimento (UPAs) de 30,7% para 62%, até 2018, o Executivo vai recorrer a parcerias com organizações sociais (OSs).

Embora o objetivo principal do programa seja a saúde pública, o texto permite que o governo firme contrato de gestão com Organizações Sociais em diversas áreas, como a Educação, Cultura, Meio Ambiente e outros.

Segundo o GDF, existem critérios para que as Organizações Sociais possam estar habilitadas para estabelecer parcerias com o governo, como por exemplo, comparativo de metas propostas, relatórios bimestrais, dentre outros.

Rollemberg, afirma que em “hipótese alguma o governo vai privatizar equipamentos públicos de saúde, mas, sim, modernizá-los por meio das parcerias, tornando-os mais eficientes e, consequentemente, proporcionando retornos mais satisfatórios à população”.

O projeto de lei enviado a CLDF, determina que as organizações sociais interessadas tenham mais de cinco anos de funcionamento e autoriza contratações direta com fornecedores, medida que segundo o governo, tende a encurtar o tempo de solução dos problemas na saúde pública de Brasília.

Da Redação do Agenda Capital

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando falo que o atual governador é um mentiroso, eu não estou sendo desrespeitos, apenas falando a mais pura verdade!
    Olha só o que eu achei (vejam foto desta postagem: é uma reportagem da época que o governador era deputado): é um hipócrita mesmo!
    ——————-
    Mentiroso!
    ——————-
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1234765439896986&set=a.355690714471134.83881.100000906251697&type=3&theater

  2. Essa é a forma mais subliminar e covarde de privatizar!
    Essa “Roupagem”, na verdade é apenas um disfarce para tentar respaldar o mesmo esquema de corrupção que, infelizmente esta se espalhado, graças aos péssimos e mal-intecionados políticos de nossa nação (estamos muito mal de representantes), por todo Brasil!
    Não há um só exemplo condizente, de Organizações ditas Sociais, que atendam de forma aberta aos cidadãos, que possa ser citado como sendo positivo! Existem exemplos distorcidos (atendimentos selecionado), apresentados no sentido de dar respaldo, mas condizentes com a realidade do SUS, não!
    A intransigência é grande, pois os exemplos negativos são comprovados na integra!
    Contrariando tudo: As deliberações do Conselho de Saúde do DF, dos Conselhos Regionais de Saúde do DF, das Conferências de Saúde (9ª Conferência de Saúde do DF, e, 15ª Conferencia Nacional de Saúde), as recomendações do MPDFT e do TCDF, os diversos péssimos exemplos que estão demonstrados pelo Brasil (Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, etc…), as entidades de representações de classe, os trabalhadores, os usuários… Esse governador esta obcecado em implantar essas terceirizações!
    Isso já foi demonstrado na integra, e além de não dar certo, ainda promove o desmonte completo, deixando o estado refém de empresários disfarçados em entidades sociais!
    Vamos falar a verdade: Esse modelo de gestão nada mais é, do que um grande esquema de corrupção!
    Governador provando que não tem capacidade de governar! Gastando o dinheiro público para fazer propagandas distorcidas e enganosas, em grandes veículos de mídia, mas em nenhum momento promovendo um debate sério, realmente aberto aos cidadãos, as entidades, etc.
    Espero que algo seja feito no sentido de barrar essa tragédia, cada dia que passa é mais um esquema para políticos desviarem o dinheiro público, sem que nem mesmo sintam remorso em estarem fazendo isso desviando da saúde, e da educação das pessoas: Covardia!
    Se algo que não funciona, e deveria ser terceirizado imediatamente: Isso seria o nosso próprio governador, que se elegeu a troco de mentiras!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here