VII Fórum Nacional de governadores em Brasília. Foto: Divulgação

Por mais recursos e/ou protagonismo, governadores de várias partes do país se reúnem nesta terça (8) em Brasília.

Por Redação*

A VII edição do Fórum Nacional de Governadores, discutirá, na essência, a agenda econômica que há tempos habita as mesas de muitos deles. Pela ordem: 1) questões ligadas ao pacto federativo, 2) reforma tributária, 3) securitização e 4) ajuste fiscal. A reunião começou às 09h da manhã na sede do Banco do Brasil (Asa Norte).

Outros temas, como a reforma da Previdência, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o pacote anticrime estão no radar dos governantes, bem como a cessão onerosa e o Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Fórum tem como anfitrião o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e, como coanfitriões, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

As mudanças na Previdência e seu possível alcance sobre os sistemas estaduais também estarão entre os itens de frente, assim como os problemas no Fundeb e a polêmica cessão onerosa do pré-sal.

O Fórum Nacional de Governadores tem discutido essas e outras matérias de interesse para o Brasil ao longo de 2019. A importância do evento tem sido reforçada pela presença de representantes do governo federal, como o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em edições anteriores.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here