Governo cria Grupo Técnico para vistoriar pontes e viadutos no DF

Anúncio ocorre um ano após queda do viaduto do “Eixão”. Objetivo é criar a cultura da manutenção preventiva e diminuir a possibilidade de acidentes

Por Redação

Um ano após a queda do viaduto no Eixo Rodoviário Sul, na área central de Brasília, o Governo do Distrito Federal anuncia um Grupo Técnico para vistoriar os mais de 700 viadutos da capital federal e disseminar o que considera a melhor prevenção para evitar acidentes neste tipo de construção: a cultura da manutenção. “Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto. Diante disso, criou-se este grupo técnico com o intuito de vistoriar as pontes e viadutos e disseminar essa cultura. Deixaremos de ser reativos”, explicou Izidio Santos Junior, secretário de Obras.

Além de engenheiros e técnicos do GDF, o Grupo Técnico, por meio de parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), será composto por especialistas de diversas entidades da sociedade civil. “Vamos agregar professores e alunos, também. Farão parte das vistorias e desse processo de incentivar a médio e longo prazo a cultura de manutenção neste tipo de obra”, afirmou Luciano Carvalho, secretário-adjunto de obras do GDF.

Vistorias

Desde a queda do viaduto do Eixão, foram vistoriados 28 viadutos: cinco foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. A reforma de outros três viadutos está em processo de licitação e mais nove se encontram em elaboração de projetos. Os oito viadutos restantes estão com edital previsto para o segundo semestre deste ano. A revitalização de todas as tesourinhas do Plano Piloto, totalizando 48 viadutos, também está em processo de licitação.

Obras

Iniciadas em novembro de 2018, as obras da reforma do viaduto do Eixão estão com 35% dos serviços executados. A previsão é que o viaduto seja entregue à população no final de abril e a revitalização da Galeria dos Estados em junho.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here