Rollemberg afirma que aos poucos a cidade vai se destacando com vocação na área de turismo. Secretários apresentaram a preparação da cidade em diferentes setores, como mobilidade, turismo, saúde e segurança

O governo do Distrito Federal em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (28) no Palácio do Buriti, apresentou os preparativos finais, para a estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos, Rio 2016.

Para Rollemberg, o início das Olimpíadas, acontecerá em Brasília, onde milhares de pessoas do mundo inteiro, assistirão pela televisão e ao vivo, o jogo entre Brasil e África do Sul, no dia 04 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Segundo o governador, “Brasília mais uma vez vai mostrar ao mundo, que está preparada para grandes eventos e os turistas sairão com muita vontade de voltar a cidade”.

leila_barros_toninhotavares_agenciabrasilia-640x427De acordo com a medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e Sydney 2000, Leila Barros, secretária do Esporte, Turismo e Lazer, “é uma honra muito grande este momento que estamos vivendo, pois estamos encerrando um ciclo começando com o Pan-americano, Copa do Mundo e agora Olimpíadas”.

Segundo a secretária, muitos atletas neste país foram salvos pelo esporte. “Com 17 anos estava tomando um cafezinho na minha casa em Taguatinga, e falei para a minha mãe que um dia estaria disputando uma Olimpíada. Quatro anos se passaram, e lá estava eu disputando a medalha de ouro para o Brasil”, declarou.

A secretária Leila disse ainda que no estádio do Cave, Guará, o gramado foi retirado e instalou-se um novo. As obras iniciadas em abril seguirão após os Jogos Olímpicos e incluem a construção de duas novas bilheterias, uma tribuna de imprensa e um edifício administrativo com vestiário, por exemplo. Já o Estádio Abadião, em Ceilândia, ganhou manutenção nas instalações elétricas, pintura do complexo administrativo e dos vestiários, além de instalação de piso de concreto em diversos lugares. Os dois, ao lado do Estádio Bezerrão e do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros (Cecaf), são os locais de treino das seleções que vêm a Brasília.

marcos_dantas_toninhotavares_agenciabrasilia-300x200De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, para facilitar a chegada dos torcedores ao Mané Garrincha e garantir a segurança no local de competição, o trânsito nas vias próximo ao estádio sofrerá alterações nos dias de jogos. Alguns trechos e estacionamentos serão bloqueados.

O plano inclui transporte para o estádio em três pontos: Rodoviária do Plano Piloto, Parque da Cidade e depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF) esse último apenas para pessoas com mobilidade reduzida.

Também haverá reforço nas linhas de ônibus que ligam a Rodoviária do Plano Piloto a outras regiões administrativas. Segundo Dantas, a operação do metrô em dias de jogos ainda será definida, após reunião sobre a continuidade ou não da greve de funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), iniciada em 14 de junho. “Se a greve perdurar até a Olimpíada, vamos aumentar o número de viagens das linhas [de ônibus]”, adiantou.

Efetivo das forças de segurança na Operação Olimpíadas

marcia_alencar_toninhotavares_agenciabrasilia-640x427Na área de segurança, a Operação Olimpíadas começou no domingo (24) e vai até 15 de agosto. Serão mobilizados 8,5 mil profissionais para os jogos. Só o Distrito Federal empregará 4,5 mil agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as Forças Armadas vão destinar 4 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

A secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, disse que o governo trabalha para que Brasília seja novamente a cidade mais segura no Brasil em grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. “Já estamos com o Centro Integrado de Controle e Comando Regional ativo desde o último domingo e ele vai funcionar 24 horas em dias de jogos. ”

Atendimento a turistas durante a Olimpíada em Brasília

jaime_recena_olimpiadas_toninhotavares_agenciabrasilia-640x427O secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, destacou os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que ganharão reforço, para atender os visitantes esperados para os Jogos Olímpicos. Além dos três em funcionamento — no Aeroporto de Brasília, na Casa de Chá (Praça dos Três Poderes) e na Torre de TV Digital — serão abertos, de 4 a 13 de agosto, dois postos fixos: um no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte. Complementarão o apoio ao turista um CAT em tenda na Torre de TV e uma unidade móvel estacionada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.

Com exceção do CAT na Torre de TV Digital — que funciona apenas aos fins de semana, das 9 às 17 horas —, os demais centros vão recepcionar os turistas todos os dias, das 9 às 18 horas. O atendimento, prestado por técnicos da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, também pode ser em inglês e em espanhol. Além de tirar dúvidas dos turistas, no local há mapas e livretos com informações sobre os monumentos, a história da cidade e opções de roteiros.

Jaime Recena, também citou que a Olimpíada, “é uma oportunidade de mostrarmos ao mundo a cidade em que nós vivemos”. De acordo com Recena, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, já está sob a responsabilidade do Comitê Olímpico Rio 2016, concluiu.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here