Por Redação

Nesta quarta-feira (26), às 10h30, o governador Rodrigo Rollemberg inaugura a reforma do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). Foram investidos R$ 3,5 milhões na obra. É a primeira grande reforma desde a inauguração do laboratório, em 1978.

Lacen 3
Foto: reprodução internet

Em atividade desde 26 de abril de 1978, o então Instituto de Saúde do DF – ISDF passou a ser Laboratório Central de Saúde Pública do DF – LACEN-DF em 2000. O laboratório é vinculado à Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. A unidade integra a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, como Laboratório de Referência Regional conforme a PORTARIA GM/MS Nº 2031, de 23 de setembro de 2004.

A sua estrutura organizacional é composta de seis Gerências, de Biologia Médica, de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes, de Medicamentos e Toxicologia, de Suporte Laboratorial, de Sistema da Qualidade e de Apoio Administrativo. Como atividade de vigilância sanitária são verificados, por meio de diversas análises laboratoriais, a composição, estado de conservação, possíveis fraudes e contaminações químicas, microbiológicas e parasitológicas, bem como as informações constantes do rótulo e embalagem nas amostras de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, material de higiene, desinfecção e limpeza, coletados nos estabelecimentos comerciais do DF, pelos fiscais da Vigilância Sanitária. Tudo para garantir à população do Distrito Federal o consumo de produtos saudáveis e de boa qualidade.

Com a reforma, o laboratório irá intensificar o diagnóstico de doenças como H1N1, HIV, hepatites, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, meningite e tuberculose. Em 2016, foram realizadas 400 mil análises, exames e ensaios no Lacen. Com as intervenções, a expectativa é que o laboratório feche o ano de 2017 com 480 mil procedimentos.

ServiçoInauguração da reforma Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen)

Horário: 10h30

Local: Auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, SGAN 601, Lotes O e P – Asa Norte

Da Redação com informações da SES/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here