Hemocentro de Brasília celebra Dia Nacional do Doador Voluntário

O governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, estiveram no Hemocentro de Brasília para doar sangue neste sábado (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Para marcar data, fundação promove atividades neste sábado (25). Governador esteve no local para doar sangue. Atendimento segue até as 18 horas

Por Redação

Neste sábado (25), em que é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília reforça a importância da doação e promove atrações extras para incentivar o ato.

Quem chega ao local hoje encontra diversas apresentações musicais, além de ganhar um camiseta após doar.

O órgão obteve cerca de 45 mil coletas de janeiro a outubro deste ano. Em 2016, foram 56.760 doações, que possibilitaram mais de 70 mil transfusões — de acordo com a fundação, o material coletado de um doador pode ajudar ate quatro pacientes.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local no início da manhã para doar sangue. Ele estava acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e da presidente do Hemocentro, Miriam Daisy Calmon Scaggion.

“Doar não dói. Doar é um gesto de solidariedade, de amor ao próximo, que faz a nossa cidade melhor”, disse Rollemberg, ao convidar a população para ajudar também.

Quem também aproveitou o fim de semana para ajudar foi o ladrilheiro João Mendes da Silva, de 64 anos. Morador de Samambaia, ele contou que doa de forma voluntária desde 1976.

“Sempre gostei de doar. Se tem alguém precisando, eu venho; se não tem, venho também, porque alguém vai precisar do mesmo jeito”, disse, enquanto aguardava o início do procedimento.

Segundo o diretor-executivo do Hemocentro-DF, Jorge Vaz, a instituição consegue, por dia, uma média de 150 coletas. “O que dá em torno, dependendo do mês e do movimento, entre 4 e 5 mil doações por mês, que é o suficiente para atendermos às necessidades da rede pública de saúde.”

Ele ressaltou, no entanto, que o estoque é dinâmico e a necessidade de novas doações é constante. Além de toda a rede pública do DF, a unidade atende hospitais conveniados.

Como doar sangue no Hemocentro de Brasília

O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.

Quem fez tatuagem há menos de 12 meses não pode doar, nem pessoas que já tiveram hepatite do tipo B ou C ou têm problemas cardíacos.

Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.

É preciso apresentar documento de identidade com foto. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar atendimento por telefone, no (61) 3327-4413. O agendamento individual não é obrigatório, mas pode ser feito pelo número 160, opção 2.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here