Centro de Amsterdam. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Por Redação

O gabinete do primeiro-ministro interino, Mark Rutte vai anunciar um lockdown parcial de três semanas na coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira (12), em um esforço para controlar as crescentes infecções por coronavírus na Holanda, informou a mídia holandesa.

Cafés, restaurantes e bares terão que fechar às 19h, assim como lojas não essenciais. As pessoas também serão aconselhadas a trabalhar em home office tanto quanto possível e a limitar o número de visitantes a não mais do que quatro, disseram fontes do gabinete à emissora NOS. As medidas entrarão em vigor às 19 horas de sábado.

De acordo com o governo, restaurantes e bares podem ter que trazer de volta os assentos obrigatórios, mas não há planos para trazer um toque de recolher geral. As novas restrições foram provocadas por um aumento nos casos de Covid-19 e internações hospitalares. Na quinta-feira, mais de 16.300 novos casos foram notificados, um recorde diário, e o número de pessoas nas UTI’s agora chega a 330.

Um bloqueio parcial de três semanas é mais do que recomendado por consultores de saúde do governo, mas está sendo visto como uma troca contra outros conselhos. O governo não planeja fechar cinemas e teatros – o que foi sugerido pela Equipe de Gerenciamento de Surtos. Os jogos desportivos podem ir em frente, mas sem torcedores, disse a NOS. Isso significa que o jogo eliminatório da Copa do Mundo na noite de terça-feira entre Holanda e Noruega não terá público.

O gabinete quer ancorar outras medidas – como o regresso do distanciamento social – na lei. Levará uma ou duas semanas para que isso passe pelas duas casas do parlamento. No entanto, os ministros ainda não decidiram se devem mudar para o chamado sistema 2G, em que os passaportes Covid são emitidos apenas para pessoas que estão totalmente vacinadas ou que tiveram coronavírus recentemente. Essa discussão continuará na reunião de gabinete na manhã de sexta-feira, mas os preparativos estão em andamento para implementá-la, disse a RTL Nieuws .

Com informações da DutchNews.nl

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here