A partir de 2021 brasileiros terão que ter autorização para entrar na Europa. Foto: Amsterdã / Holanda. Foto: Reprodução

As escolas primárias e secundárias serão fechadas a partir de quarta-feira e voltarão ao ensino online. As creches também serão fechadas, mas permanecerão abertas para pais que trabalham em profissões essenciais.

Por Redação 

A Holanda entrará em um bloqueio total a partir desta noite, com todas as lojas fechando, exceto as essenciais, bem como escolas, museus, academias e cabeleireiros. O primeiro-ministro Mark Rutte vai anunciar as medidas em um discurso à nação às 19h, mas muitas já vazaram ou foram confirmadas pelos canais oficiais, disse a emissora NOS. No entanto, relatos de que um toque de recolher pode fazer parte do pacote, especialmente no Ano Novo, ainda não foram confirmados. As escolas primárias e secundárias serão fechadas a partir de quarta-feira e voltarão ao ensino online. As creches também serão fechadas, mas permanecerão abertas para pais que trabalham em profissões essenciais. As academias, piscinas e saunas também devem fechar suas portas, mas os dentistas e fisioterapeutas podem continuar praticando. As trabalhadoras do sexo também devem fechar as lojas até 19 de janeiro.

Testes de subida

O gabinete decidiu tomar medidas drásticas porque o número de testes positivos para o coronavírus tem aumentado constantemente, chegando a quase 10.000 no domingo. Os ministros estabeleceram uma meta de 3.600 casos por dia até meados de dezembro. As pessoas serão instadas a ficar em casa o máximo possível e a evitar visitas, sendo permitidas no máximo duas, exceto nos dias 25 e 26 de dezembro, quando há no máximo três hóspedes. Os hotéis podem permanecer abertos, mas não podem servir seus hóspedes com comida ou bebida. ‘A situação é muito séria’, disse o ministro da Saúde, Hugo de Jonge, após a reunião de gabinete da manhã de segunda-feira. ‘Os números aumentaram acentuadamente nos últimos dias e temos que reduzir a pressão sobre os serviços de saúde.’ Os ministros também estão preocupados com o fato de as pessoas não estarem mais levando a sério as medidas de combate ao vírus. Na semana passada, a polícia aplicou 543 multas a pessoas que não cumpriam as regras do coronavírus e encerrou 50 festas ilegais. As autoridades também acreditam que regras mais rígidas são mais fáceis de aplicar.

Lojas

A organização do setor de varejo não alimentício Inretail disse em uma reação que o novo bloqueio será um desastre para seus membros, visto que dezembro é o mês mais importante do ano, e muitos agora ficarão com estoque de Natal. No entanto, o chefe do banco central holandês Olaf Sleijpen disse à emissora NOS que o banco favorece um bloqueio rígido agora porque esperançosamente a economia será capaz de se recuperar mais rapidamente. Os ministros se reuniram para finalizar o pacote de medidas na manhã de segunda-feira, após o que os líderes dos partidos políticos foram informados pelo primeiro-ministro.

*Com informações do DutchNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here