Por Delmo Menezes 

No início da estação mais fria da Europa, os holandeses são atingidos pelo Norovírus ou ‘gripe estomacal’, que todos os anos atinge cerca de meio milhão de pessoas. Também chamado ‘doença do vômito’, o Norovírus é muito comum na Europa no início do inverno.

O ‘Norovírus’ é um tipo de vírus que pode ser transmitido através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. O vírus também pode ser transmitido pelo ar através da tosse. Causa a inflamação do trato gastroenterite, provoca fortes dores abdominais, vômito, diarréia, náuseas, febre e dor de cabeça. O tempo de recuperação varia entre 1 a 3 dias.

De acordo com brasileiros que moram  em Amsterdam, os sintomas do Norovírus é muito parecido  com o Rotavírus, muito comum no Brasil. O vírus se manifesta principalmente nos meses de outubro e novembro nos Países Baixos e Reino Unido.

Segundo especialistas ouvidos pelo Agenda Capital, a gripe abdominal causada pelo Norovírus, é muito comum na Holanda. A cada 4,5 milhões de pessoas atingidas por problemas gastrointestinais na Holanda, 500 mil são causados  pelo vírus.

Ainda não há vacinas ou medicamentos para prevenir uma infecção pelo Norovírus. A dica é lavar bem as mãos e manter os locais limpos.

De Redação do Agenda Capital (RIVM,CDC, NHS)

www.rivm.nl/Onderwerpen/N/Norovirus 

www.nhs.uk

www.tuasaude.com/norovirus

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here