Centro de Amsterdam. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Testemunhas ouviram disparos da loja de aparelhos celulares e dispositivos móveis

Por Redação

Um homem armado fez reféns em uma loja da Apple Store em Leidseplein, na cidade Amsterdã, capital da Holanda. Várias fontes relatam que funcionários e clientes se entrincheiraram em uma área fechada acima da loja.

ESCULTURA WOUTER LAUMANS

De acordo com a imprensa local, a situação dos reféns ocorreu após um assalto à mão armada por (presumivelmente) dois homens usando balaclavas. De acordo com uma testemunha ocular, os ladrões saíram da loja pouco depois das 17h30 de terça-feira. Ao avistarem os policiais, um deles agarrou o refém sob ameaça de uma arma de fogo. Não se sabe se se trata de um funcionário ou de um cliente. Várias testemunhas relatam que os tiros foram disparados.

Uma grande força policial está agora no local. Membros do Serviço de Intervenções Especiais (DSI) continuam chegando em carros blindados com sirenes tocando, inclusive através do Overtoom. O Royal Netherlands Marechhaussee também está presente. Os moradores locais e os turistas ao redor da Leidseplein são convidados a ficar dentro de casa.

Uma grande área ao redor de Leidseplein foi isolada, aproximadamente de Overtoom a Vondelpark. O centro da cidade está fechado para todo o tráfego do Rijksmuseum. 

No quartel-general da polícia em Elandsgracht, está atualmente ocorrendo uma reunião intercalada entre o Triangle, o órgão consultivo do prefeito, a polícia e o Ministério Público para discutir a situação na Leidseplein. O vice-prefeito Rutger Groot Wassink foi nomeado em nome do município. O comandante da polícia Frank Paauw também está presente.

De Balie evacuado

Cerca de setenta visitantes do De Balie, bem ao lado da Apple Store, não foram autorizados a sair do prédio por algum tempo por ordem da polícia, porque havia risco de tiro, diz o gerente do andar Dylan.

O grupo foi evacuado pela polícia por volta das sete e meia, diz um dos visitantes. “De repente, um policial gritando estava parado na frente da janela, fomos levados para o Museumplein pela Max Euweplein. É como um videogame com todos os policiais armados do lado de fora.”

A polícia está pedindo às pessoas com vista para o prédio da Apple Store que exerçam moderação na publicação de imagens ou transmissões ao vivo, “por causa da segurança dos envolvidos e de nossos esforços policiais”.

Da Redação do Agenda Capital e Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here