Por Dr. Cid Carvalhaes 

Encanto pela biologia. Recordo-me das aulas de embriologia, no início do curso de medicina. Quanta magia. Concepção, em passos mágicos e ritmo acelerado surge um novo ser. Nascemos.

Simples, em raciocínio celular, afinal, mamíferos perpetuam espécies desta forma. E o abrigo? No aconchego do ventre materno, de fato, forma-se a vida.

Crescimento rápido lento, aparente paradoxo. Rápido em tempo, 9 meses, ou atuais 38 semanas. Lento pela expectativa, desejo, esperança, vontade de ver, necessidade do contato físico direto, acalentar, alimentar, acolher, cuidar, AMAR.

Lembro-me de ouvir da minha mãe: uma mãe é para 100 filhos, 100 filhos não são para uma mãe. Criança, tentava administrar a falta de entendimento daquela pérola.

Transformei-me em adulto, hoje, mais vivido, corruptela para velho. Posso entender a grandiosidade do amor materno. Ensinamentos, exemplos, compreensões, afagos, perdões por maior que sejam nossos erros. Tive, por circunstâncias  especiais, o privilégio de ter 03 mães. Minha mãe de concepção, maravilhosa, exuberante, singela em sua grande sabedoria, inesquecível. Tia, responsável por parte da minha criação, portadora de predicados semelhantes. Já se foram.

Homenagens, respeito, saudades. Irmã, cuidou da minha vida acadêmica acolhendo-me em sua casa. Propiciou, com carinho, apoio, estímulo, amor, que eu me tornasse médico. Esta conosco e continua a me amar. Quanta grandiosidade em 03 MULHERES maravilhosas.

Representam essência da maternidade. MÃES, ausentes, presentes, exemplares, dedicadas e tudo que lhes é devido. Agradecimento deste filho amparado, acolhido, estimulado. Reconhecimentos dos filhos, mesmo pródigos, filhos por ela amados na espetacular postura de proteção. 

Reconhecimentos MÃES. OBRIGADO. Beijos reverentes a todas!!!

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here