Médicos tratam um paciente infectado com COVID-19. Foto: Reprodução.

O número de pacientes coronavírus no hospital atingiu níveis não vistos desde o início de maio

Por Redação

AMSTERDÃ, 25 DE NOVEMBRO (Reuters) – Alguns hospitais holandeses suspenderam tratamentos de quimioterapia e transplantes de órgãos para liberar leitos de terapia intensiva para um número crescente de pacientes COVID-19, disse uma autoridade nesta quinta-feira.

A Associação Hospitalar Holandesa de Cuidados Críticos disse ter pedido ao ministro da Saúde Hugo de Jonge para escalar o plano nacional COVID-19 para uma etapa em que os cuidados regulares que exigem uma pernoite seriam cancelados.

O número de pacientes coronavírus no hospital atingiu níveis não vistos desde o início de maio, e especialistas alertaram que os hospitais atingirão a capacidade total em pouco mais de uma semana se o vírus não for contido. Vários pacientes covid-19 foram transferidos para hospitais alemães esta semana.

Respondendo a altas taxas recordes de infecção, a principal equipe de gerenciamento de surtos (OMT) do governo convocou uma reunião de emergência na quarta-feira à noite. A emissora nacional NOS informou na quinta-feira que a OMT avisou o fechamento de restaurantes, bares e lojas não essenciais por 5 p.m. como parte de um novo pacote de medidas de bloqueio, mas o governo não deveria tomar uma decisão até sexta-feira. 

Embora cerca de 85% da população holandesa adulta tenha sido totalmente vacinada contra o COVID-19, novos casos atingiram um recorde de 23.709 em 24 horas na quarta-feira e aumentaram quase 40% semanalmente.

“Há hospitais em várias regiões que redimensionam os cuidados de volta”, disse um porta-voz da associação hospitalar. “Estamos falando de cuidados que exigem uma cama. Isso significa que muitos compromissos estão sendo cancelados.”

Na próxima fase do plano de resposta à crise, os hospitais também poderiam solicitar a ajuda de militares e estudantes para ajudar os pacientes enfermeiros.

A Holanda registrou mais de 2,5 milhões de casos e mais de 19.000 mortes desde o início da pandemia.

Depois de acabar com a maioria das medidas de distanciamento social no final de setembro, o governo holandês reintroduziu este mês o uso de máscaras e reimpôs um bloqueio parcial, com bares e restaurantes fechando às 20h.

Os planos de restringir o acesso a muitos locais públicos a pessoas que foram vacinadas ou se recuperaram recentemente do COVID-19 provocaram três noites de tumultos  na última sexta-feira e mais de 170 pessoas foram presas em todo o país.

Com informações da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here