Hospital Regional da Asa Norte. Foto: Reprodução

Com caldeira quebrada, hospital do DF cancela oito cirurgias nesta sexta. Pacientes internados no Hran tiveram os procedimentos desmarcados. GDF diz que, de 22 caldeiras, 6 estão desativadas e 7 estão com problemas.

O Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, cancelou oito cirurgias que estavam marcadas para esta sexta-feira (30) porque não podia esterilizar os equipamentos. A caldeira que alimenta os aparelhos está quebrada, e os operadores fizeram uma paralisação para cobrar melhorias do GDF. Das 22 caldeiras instaladas na rede pública, 13 têm problemas.

Áudio divulgado pela TV Globo mostra o desabafo de uma paciente que estava com cirurgia marcada para 13h desta sexta. Ela relata o momento em que descobre que não será operada, após 15 horas em jejum.

“Meu nome é Cláudia Aparecida Carvalho Santana. Estou internada aqui no sétimo andar do Hran para uma cirurgia ginecológica. Estou em dieta desde às 22 horas e a cirurgia seria hoje, às 13 horas. Quando descemos pro centro cirúrgico, todas as cirurgias foram suspensas por falta de material e de roupa. devido a algum problema na caldeira, não tem roupa, e não tem material.”

Paciente-HranPaciente Hran2

 

Os operadores das caldeiras afirmaram que cruzaram os braços por não receber salários há dois meses. O GDF alega que o pagamento para a empresa das caldeiras está atrasado porque as notas fiscais passaram por uma auditoria.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, de 22 caldeiras em hospitais da rede pública do DF, seis estão desativadas – distribuídas nos hospitais de CeilândiaBrazlândia e Sobradinho. Outras sete estão com problemas técnicos, incluindo a caldeira do Hran, no qual as cirurgias foram canceladas, e também a do Hmib.

A pasta disse ainda que pretende substituir as caldeiras por outros sistemas de limpeza e esterilização, mas não deu prazo para esse procedimento. A secretaria também afirmou à TV Globo que vai fazer as cirurgias que tiverem emergência, também sem detalhar prazos.

Da Redação com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here