Ibaneis confirma Iolando na Secretaria da Pessoa com Deficiência

Foto: Reprodução

Anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de cadeiras de rodas no Hospital da Criança

Por Delmo Menezes

Durante evento no Hospital Criança para entrega gratuita de cadeiras de rodas, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou oficialmente a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência que será comandada pelo deputado distrital Iolando Almeida (PSC), conforme antecipou o Agenda Capital, no dia 18 de maio de 2019. Em seu lugar assume Daniel de Castro, primeiro suplente e atual administrador de Vicente Pires.

Ibaneis protocolou na tarde desta segunda-feira (19) na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o projeto de lei que cria a Secretaria das Pessoas com Deficiência. A proposta vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas da capital.

Foto: Reprodução

Segundo o chefe do Executivo local, Brasília tem cerca de 20% da população que possui algum tipo de deficiência e, por isso, a pasta possibilitará ações específicas para essas pessoas. “Temos que ter um olhar diferenciado, como programas habitacionais, medidas na área da educação, saúde e segurança. É uma secretaria de humanidade, de carinho e aproximação”, ressalta.

Entrega de Cadeiras de Rodas

A solenidade de entrega de cadeiras de rodas no Hospital da Criança, contou com a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do DF, Mayara Noronha, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, do secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, do superintendente Executivo do Hospital da Criança, Renilson Rehem, e do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Foto: Reprodução

Com verba do Ministério da Saúde, a SES-DF fez a maior aquisição em um semestre desde 2014 e já entregou 1.351 unidades neste ano, e pretende entregar outras 312 cadeiras de rodas nas próximas semanas.

Os beneficiados são pacientes atendidos em domicílio, cadastrados e avaliados pelo Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde, que solicitaram o benefício a partir de critérios que envolvem especialmente a necessidade de mobilidade. É o caso, por exemplo, da pequena Nicole, que finalmente tem um equipamento adequado para garantir qualidade de vida. A espera vinha desde o nascimento, há cinco anos.

Da aquisição total de 1.957 cadeiras de rodas, 967 são cadeiras de rodas para banho, 354 para paraplégicos, 319 para tetraplégicos, 192 monoblocos (convencionais) e 125 cadeiras motorizadas.

“Essa solenidade vai muito além do que a simbologia da entrega de cadeiras de rodas. Ela demonstra a necessidade de unir forças entre o governo local, governo federal e toda a sociedade”, ressaltou a primeira-dama Mayara Noronha. Direcionada às crianças, ela garantiu: “vocês podem ser o que quiserem”. “Se todos nós somarmos forças conseguiremos, sim, realizar o sonho desses meninos e meninas, discursou.

A primeira-dama da Presidência da República, Michelle Bolsonaro, destacou a autonomia e qualidade de vida proporcionadas com a entrega dos materiais. É um grande privilégio poder testemunhar um passo do governo no sentido de garantir o direito das pessoas com deficiência”, comemorou.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here